top of page

UNGIDOS COM A VERDADE (1João 2.20-27)

O apóstolo João estava perturbado com os falsos cristãos. Ele os chama "anticristos". O apóstolo sabia que tais fatos ocorreriam na igreja. Jesus declarou: "Surgirão falsos cristãos... muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome...". Atos 20.29-30 dá-nos a concepção de Paulo a respeito dos lobos devoradores.

João está impressionado com a capacidade de homens torcerem palavras, mudando o sentido das expressões para satisfazerem seus planos e fins.

Os falsos professores surgiram. Seria a batalha das mentes. Hoje aí estão os mestres que negam a criação direta do homem à imagem e semelhança de Deus e insistem numa evolução impossível; ai estão os humanistas ensinando que o homem pode se tornar bom por sua própria formação e cultura.

 

I -  OS QUE SAIRAM DA  IGREJA

Desde o início da obra de Cristo na terra tem havido os que chegam para igreja e dela se afastam.

1. João não está falando aqui dos que são excluídos, sofrem e retornam, mas dos que abandonam a igreja. Tais, declara, nunca foram dela.

2. A vida cristã pressupõe cooperação cristã. Vemos que há dois tipos de sociedade: a que se embriaga para a dissolução e o que se embriaga para os salmos, hinos, e cânticos a espirituais.

3. O crente é responsável pelo cultivo da sua vida cristã. Ser membro da igreja não significa necessariamente que alguém é membro de Cristo; pode pertencer ao anticristo. O membro da igreja viva não significa neste simples fato que tenha união viva com Cristo.


II - OS UNGIDOS DE DEUS

1. Dádiva de Deus a todo o verdadeiro crente. A palavra aqui traduzida é "Crisma", unção como crisma, como dádiva, como confirmação divina.

2. A unção procede de Cristo. "Ele tem o Espírito sem medida" - João 3.34; ele é quem batiza com o Espírito Santo - João 1.33.

3. A unção é efetuada .pelo Espírito Santo - 1João 3.24.

4. A unção é de Deus - 1Coríntios 1.21.

5. A unção do Espírito não é transitória, mas permanente - Efésios 4.30. Selados para o dia da redenção.

6. A unção tem em vista o ensino do povo santo nas coisas de Deus.

Frequentemos a Escola Dominical. Nada mais necessário que dependermos do Professor maravilhoso, o Espírito Santo. A verdade de Deus vem pelo Espírito de Deus.

 

III - BÊNÇÃOS PARA OS UNGIDOS DE DEUS

1. Olhos abertos às revelações do Espírito Santo. A sabedoria do Espírito é qualitativa, não necessariamente quantitativa - capacidade de ver certo.

2. Capacidade de discernir as coisas de Deus - 1Coríntios 2.14; João 7.17. O crente sabe discernir o erro da verdade sem dificuldade.

3. Sentimento de unidade com Deus em Cristo.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page