UMA IGREJA COMPLETA 14 ANOS (1966-1980)
- Pastor David Gomes
- 26 de mai.
- 3 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Rio de janeiro. Sem data
Estamos iniciando as comemorações de mais um ano de vida da Igreja Batista da Esperança, da qual sou pastor. São 14 anos, dando inicio à entrada efetiva no caminho da adolescência espiritual. Quatorze anos sob o comando de Deus, que vai usando o mesmo instrumento à frente do rebanho. Precisamente hoje, a igreja enfrenta seu primeiro e grande desafio, adentrando pela primeira vez o Edifício da Fé (nosso novo salão de culto) e sentindo as emoções jamais vividas anteriormente.
I – QUE É UMA IGREJA?
1. Para alguns, a igreja é um clube onde cada um faz o que quer e o que deseja como se estivesse em seu próprio domicílio.
2. Para outro grupo, a igreja é o lugar dos perfeitos. Cada um com sua perfeição e seu julgamento a respeito dos demais. Jesus deu um exemplo na famosa parábola do Fariseu e do Publicano, (Lucas 18:9-14) que retrata a maneira como muitos compreendem a igreja nos tempos que correm.
3. Alguns definem a igreja como sendo uma enfermaria do hospital. Nela há tratamento, recuperação e morte. O esforço maior da equipe do hospital é o de salvar aquele que está moribundo.
Um dos pastores estava de visita ao lar de um industrial na Alemanha. Pai de três filhos era uma família feliz. Mas acontece que dois de seus filhos rapazes – rapaz e moça – eram perfeitamente normais. Mas o filho de 22 anos estava num canto da sala, brincando com suas bolas de gude e outras infantilidades.
O visitante pediu um retrato da família, mas no seu pensamento era o casal e os filhos normais. O pai aceitou a ideia, dizendo: Vou aprontá-los para o retrato. E colocou o filho anormal no centro do retrato. Cômico? Não, porque “o coração tem razões que a própria razão desconhece” (frase de Blaise Pascal (1623-1662) filósofo e matemático francês.
II – QUAIS AS MARCAS DA IGREJA SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO
1. A igreja do Novo Testamento é marcada por aqueles que foram regenerados pelo Espírito Santo.
2. Os crentes do Novo Testamento sabiam bem que o que era arrepender e crer. Atos capítulo 2 ilustra o processo de modo claro.
3. A igreja estava interessada em problemas sociais. Não era uma agência social, mas cuidava principalmente dos domésticos da fé.
No caso presente da Igreja Batista da Esperança, teremos de entrar numa fase em que os cultos sejam mais e mais marcados pela reverência e pelo engajamento dos membros da igreja. A igreja tem autoridade moral no que diz respeito à sua missão, se cumprir com fidelidade sua parte de ajuda aos filhos na fé.
3. A igreja tem como missão principal anunciar o Evangelho a toda criatura. Sua missão é anunciar, deixando ao ouvinte a palavra final.
III – A IGREJA BATISTA DA ESPERANÇA NO SEU DÉCIMO QUARTO ANIVERSÁRIO
1. Coluna e firmeza da verdade. Baluarte; Pilar e fundamental segurança da verdade; sustentáculo da verdade; Pilar e fundamental segurança da verdade; sustentáculo da verdade; esteio; base da verdade; fundação que sustenta a verdade (1Timóteo 3:15)
2. Corpo com membros e funções ordenadas pelo Espírito Santo (1 Coríntios capítulo 12)
3. Edifício que vai sendo construído pelo próprio Cristo (Mateus capítulo 16)
4. Agência de Deus para tornar conhecido o Seu plano e programa para o mundo sem Deus.
NOSSA IGREJA:
Maior desafio: Portas abertas diariamente.
Chama a uma consagração total e irrestrita.
Na estação do Metrô de grande cidade norte-americana, um executivo corria para tomar a condução. Distraidamente esbarrou no garoto que tinha um brinquedo de armar. As peças se espalharam e o executivo pacientemente ajuntou-as uma a uma. Perdeu o primeiro e o segundo trem. Ao entregar tudo de volta ao garoto ouviu dele: Moço, o senhor é Jesus?
Uma igreja estava discutindo o problema da compra de um ônibus para trazer os necessitados à igreja. Um dos diáconos lutou contra a ideia. Mas acontece que o projeto da compra foi aprovado. No domingo, quando o ônibus seria inaugurado, o diácono chegou mais cedo. Quando alguém estranhou sua vinda, ele respondeu: “Lutei contra, mas a igreja julgou que eu estava errado e sempre estou a favor da igreja”.
Crianças e gatos e cachorros de um lado prejudicavam as plantações do outro lado. O sitiante crente começou a orar que Deus o ajudasse a vencer o problema, sem briga. Houve cria de ovelhas e ofereceu uma a cada criança. O vizinho trabalhou na cerca para cuidar dos animais e não deu mais problemas. Mais tarde se converteu.
Comentarios