top of page

UMA CRENTE PEDE A DEUS UM FILHO (1Samuel 1.11)

Consideraremos hoje a oração de uma mulher. Uma das muitas heroínas da Bíblia. Nesta oração vamos notar algo do que foi mencionado aqui no famoso 15 de novembro em relação à oração. Refiro-me à palestra de D. Olga Berry – (1934-2014), quando ela enfatizou o fato de que podemos orar mesmo sem usar palavras.

A oração maravilhosa de Ana, considerada por mim como uma das maiores da Bíblia, é mais uma oração de atitude do que de palavras como notaremos. Ana nos ensina mais uma vez a verdade tantas vezes repetida aqui de que não é pelo muito falar que nós somos ouvidos.


I - OCASIÃO DA ORAÇÃO

1. Aqui está uma judia casada com um homem que possuía duas esposas, uma das quais possuía filhos.

2. Sua situação era inferior porque entre os judeus o conceito dos filhos era como lemos em Salmo 127.3 e Salmo 128.3. Uma mulher sem filhos era uma mulher inferior - notar o exemplo das esposas dos patriarcas. Sara e Raquel, todas estéreis.

3. Notar o quanto valeu o conforto de um esposo crente e entendedor. O esposo pode ser crente e não entendedor. Ler conforme versos7, 8 e 9 que ela não comia.

4. Notar que a afinidade religiosa deles era a chave mestra da sua harmonia conjugal. Iam anualmente junto a Shiló. A afinidade e união espiritual é, de fato, a alavanca que sustenta os lares.


II - A ORAÇÃO DEANA

1. "Senhor dos exércitos, Deus da batalha, estou numa luta íntima, numa luta de morte, Não é tu o Senhor que venceu a batalha"?...

(1) "Senhor dos exércitos tu podes ser benigno...".

(2) "Senhor dos exércitos lembra-te de mim...".

2. O pedido de Ana; um filho. (Gênesis 30.1) Raquel pede a Deus um filho. Ana pede um filho...

(1) O filho que eu peço não é para mim. É para o teu trabalho. Ela ou havia combinado nisto com seu esposo ou era aprova da sua confiança no marido crente.

(2) Por que pediu filho se não era para ela?

(3) Notar no verso 12 que foi perseverante sua oração.


III - OS EFEITOS DA ORAÇÃO

1. Uma interpretação errônea de Eli - Ver Atos 2.13-14; Lucas 7.34.

2. Um gesto amável de Eli - reconheceu seu erro e deu-lhe uma bênção - reparou o erro - 1.17.

3. Um rosto alegre para Ana. Ana fez a petição e teve um semblante alegre - 1,18.

4. Uma resposta do Senhor conforme o seu pedido - verso 19.

5. Mas o maior efeito desta oração foi a vida que veio ao mundo para torná-lo mais belo e mais útil. A vida de Samuel é uma vida de abnegação e vitória. A vida de Samuel foi resposta à oração.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page