Pregado em 31. 03. 1954, na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí (RJ)
Amanha será iniciado um novo mês, um novo trimestre. Pela primeira vez também vamos dedicar os sermões principalmente à Mocidade. Temos uma igreja abençoada e alguns fatores têm concorrido para manter esta atmosfera de alegria e felicidade que une os nossos pensamentos e corações: um mesmo sentimento.
Quando éramos meninos ouvíamos de quando em quando alguém falar de garotos de boa índole e garotos de má índole. Pois é a índole o que é fundamental na declaração de Paulo. Ele nos exorta a mantermos sempre um sentimento de boa índole, de belas atitudes.
Paulo repete a mesma ideia fundamental três vezes. No verso 2 ele manifesta o alvo proposto: Que os Filipenses tivessem um mesmo sentir; no verso 5 ele repete a ideia para dizer que em Cristo houve esse bom sentimento; por ultimo ele diz que em Timóteo havia esse bom sentimento.
UM MESMO SENTIMENTO - Alvo proposto.
1. Aqui o prisioneiro de Cesar faz um pedido: "Sede unidos na vossa maneira de sentir as coisas" (2.2). Em Romanos 12.16 ele havia dito: "Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas... aqui ele diz: tende um mesmo sentimento". Em 1Coríntios 1.10, o apóstolo expressa para com outra igreja o mesmo anseio. O alvo aqui proposto pertence à igreja. Nossa igreja deve ambicionar este espírito de concordância entre nós a ponto de tornarmos o negócio da igreja o negócio de todos nós, o negócio do Reino de Deus.
2. Mas este não poderá ser realizado na igreja se não for realizado em nós. Por isso, mesmo temos ilustrada na Bíblia a necessidade de termos esse espírito. Salmo 51.10: "Cria em mm, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto". Um no espírito, uma nova atitude era o que desejava no fundo do seu coração o salmista. Ele sentia que estava se afastando dos caminhos mais profundos do Senhor. Mister se lhe fazia um novo espírito.
Quantas pessoas existem que são prejudicadas em suas conquistas por causa de um espírito mesquinho. Quantas vezes no Reino de Deus examinamos o nosso coração e encontramos um espírito que necessita ser refeito, ser melhorado.
.
II - UM MESMO SENTIMENTO ILUSTRADO
1. Paulo desejava que Cristo fosse o alvo dos crentes da querida igreja de Filipos: "Que haja em vós o esmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (2.3-8). Anotemos alguns pontos do espírito de Cristo:
(1) Completa ausência de vanglória. Sendo Deus não julgou que não devesse abrir mão desse gozo; sendo Deus sujeitou-se; sendo professor, aceita o subsídio do aluno; sendo superintendente, aceita a sugestão; sendo Mestre aceitar mais luz.
(2) Humildade absoluta. Aniquilou-se por amor de nós. Não se fez só homem, mas escravo...
(3) Obediência completa: obediente até a morte de cruz.
2. Depois de assim colocar o modelo Cristo acima de tudo, ele pensa em um dos seus auxiliares que encarnava o espírito de Cristo. Pense bem, analisa todos e chega à conclusão de que tal espírito se encontrava um moço, jovem ainda, mas já tão crescido espiritualmente. "Nenhum tenho igual sentimento". A grandeza de Timóteo estava em pensar no Reino de Deus acima de todas as coisas. Timóteo não pensava em si mesmo, no seu proveito próprio, mas no interesse do Reino de Deus. Tal conduta o eleva acima de qualquer outro.
III - UM MESMO ESPÍRITO... UM MESMO SENTIMENTO
Iniciaremos amanhã novo trimestre. O primeiro já passou como um período preparatório para a grande colheita que esperamos realizar este ano.
Meus irmãos, sinto necessidade deste novo espírito. O espírito de compreensão dos planos e propósitos comuns da igreja. Novo espírito de cooperação.
Comments