top of page

UM HOMEM PROCURA AS ALTURAS (2Samuel 2.1)

Sermão proferido Igreja Batista da Esperança , no Centro do Rio de Janeiro, em 31.07.1977


O Rio de Janeiro é cidade fascinante. Uma das mais lindas paisagens do Rio é do Alto da Boa Vista. Lá estão a Capela Mayrink, o Pico do Papagaio ou do outro lado da Pedra da Gávea. Quantas belezas sentimos nas alturas de Deus.

Volto de uma jornada abençoada da qual falarei em frases, mas cujas bênçãos são incontáveis. Tivemos verdadeiros encontros com Deus e alegro-me em ter usado de nossos próprios encontros para as vitórias de Deus nessa caminhada.


I - JOVEM PROVADO AO EXTREMO EM BUSCA DA DIREÇÃO DIVINA

1. A luta havia sido grande demais. Um rei com todas as forças em perseguição a um jovem sem exército e sem forças. No capítulo de 1Samuel 27.1, temos a triste decisão de Davi: "Correi para o reduto dos inimigos para que não venha a perecer nas mãos do rei".

2. José também lutou nas torturas da prisão do rei. Ezequiel experimentou a dor do cativeiro. Daniel foi lançado na cova dos leões e Paulo se habituou às prisões de César.

3. Davi tinha crescido na sua fé, enquanto lutava contra Saul. Quero destacar ao menos cinco coisas em que Davi se desenvolveu lindamente.


1) Aprendeu a dominar-se. Não cortou o manto do rei.

2) Criou resistência de caráter ante as muitas provações e tentações e disso seus Salmos dão a história.

3) Maior amor à sua terra.

4) Davi tornou-se mais patriota.

5) Davi desenvolveu o sentido da maior dependência de Deus.


II - DIREÇÃO CERTA NUMA ATITUDE TAMBÉM CERTA

Exilado, mas queria voltar. Davi estava fora do país. Saul tinha morrido. Os inimigos estavam sentindo a sua força de modo muito completo. Davi quer falar com Deus e tem duas coisas em mente:

1) Posso subir para alguma cidade de Judá? Se posso, como? Deus lhe respondeu logo: Sobe .

2) Para onde, acrescenta Davi. E Deus lhe responde com certeza: Para Hebron.

Interessante o quadro da busca de direção. Deus nos fala pela nossa consciência. Paulo falava sempre de "uma boa consciência". Deus nos responde pela sua Palavra. Deus nos responde por meio de visões e sonhos. Deus nos responde por meio de homens santos e ungidos. Deus. Deus nos responde através da oração em nome de Cristo.


III - ESCALADA DA SUBIDA DE DAVI AO SUPREMO POSTO

Talvez Davi não estivesse pensando em dominar todo o povo, quando consultou a Deus e se estivesse, ele tinha a preocupação de subir sob as ordens de Deus.

1. Davi foi feito rei das duas tribos - 2.4; Mais tarde, 5.1, ele assume o comando total. Deus tinha feito o mesmo com Saul – (1Samuel 10.1). Samuel é feito capitão das hostes de Deus. Mais tarde - 11.5 ele é feito rei. Saul começou bem, impressionava bastante, mas não tinha profundidade de caráter e fracassou.

Jesus contou a parábola dos talentos e a parábola das libras, para ensinar o processo de crescimento. "Quem é fiel no pouco, será fiel no muito".

2. Observemos que Davi foi feito rei aos 30 anos, exatamente como Jesus iniciou seu ministério aos 30 anos. Davi, como Jesus, correspondeu à santa expectativa de Deus.


IV - CONVITE À SUBIDA

Eu fui chamado a falar sobre estudos bíblicos em Maceió e contei a forma como Deus nos ajudou a ler a Bíblia em 40 horas, os estudos bíblicos das quartas-feiras e as vigílias de estudo bíblico. Muitos diziam: Como seria bom estar numa igreja assim!

A luta pela compra do terreno milagre marcou meu ministério uma vez mais, e marcou a vida de muitos irmãos. Agora, Deus continua nos dirigindo e vamos marchando para a concretização do "Edifício da Fé". A igreja tem fé e coragem para possuir seu próprio santuário. Precisamos dar nosso máximo. Hebron foi em um sentido a cidade do sofrimento de Davi e em outro a cidade das suas das suas maiores alegrias.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page