UM AVIVAMENTO PERFEITO (Jonas 3.1-10)

Pregado em 22 de maio de 1983


Há uma confusão muito grande quando se pensa em avivamento. Mistura-se renovação com avivamento. Renovação acontece no individuo - uma tomada de consciência, mudança de atitude. Assumir uma postura correta diante de Deus. Avivamento acontece fora do ambiente interior. É o resultado da renovação. É visto pela comunidade sem necessidade de uma proclamação. Há igrejas que colocam chamadas para o avivamento como se fosse algo que estivesse na prateleira, só apanhar.

Houve grande avivamento na Inglaterra. Por exemplo: O trabalho nas minas era feito por homens que usavam palavrões e era usado para o transporte do minério em um pônei (cavalo pequeno). Depois que o avivamento aconteceu, o trabalho diminuiu porque o pônei só trabalhava se o comando fosse com palavrões.

As bibliotecas ficaram congestionadas porque a devolução de livros era muito grande. Livros que a biblioteca já havia dado baixa por não esperar mais a volta deles. O povo estava passando por um avivamento geral. Seu conceito de honestidade havia vindo à tona.


TEMOS QUE TER UM ARAUTO


Como acontece um avivamento? Não pode haver avivamento sem um mensageiro (Romanos 10:13-14). Não importa se a pessoa já teve algum fracasso na vida. Pedro negou a Jesus, mas no entanto num só vez mais de três mil pessoas se converteram na mesma mensagem. Paulo era perseguidor e foi o apóstolo de Jesus Cristo.

O necessário é que o pregador esteja passando por uma transformação.


TEMOS QUE TER FÉ

Fé é fundamento. Jonas 3.5, não lemos que creram em Jonas, mas que creram em Deus. O avivamento aconteceu onde ninguém esperava. Ninive era conhecida por sua perversidade. Os corações são diferentes, mas não existe um que não possa transformar.


TEMOS QUE TER UM ARREPENDIMENTO

Gosto de colocar arrependimento para depois colocar regeneração. O primeiro passo é arrepender. O segundo é regeneração. A Bíblia diz os homens que creram e por decreto proclamaram um jejum tão sério conforme Jonas 3.7.


TEMOS QUE TER ORAÇÃO


Os homens clamaram fortemente. Muitas vezes ouvimos em nossas igrejas um delicado bom dia ao Senhor.

A situação aqui era muito difícil, eles estavam com uma sentença de morte. Os grandes ou pequenos despertamentos espirituais na história tiveram inicio numa reunião de oração. A oração mudou Ninive, e ainda pode mudar cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, basta que o povo ore.

Em junho virá ao Brasil o já consagrado conjunto de rock de nome Kiss que trocando em miúdos quer dizer: "Exército dos garotos a serviço de Satã". Chegou a hora de tomarmos uma posição. Talvez seja melhor para muitos estar preocupados hoje com o jogo de logo mais. Cuidado, você poderá entrar em sentença de morte.


TEMOS QUE TER A RESPOSTA DE DEUS

Coloquei em último lugar para poder frisar bem este fato. Há muitos movimentos que sabemos que não têm base alguma, não têm resposta de Deus. Quero que os irmãos entendam que a atitude que os moradores tomaram foi importante, mas não o mais importante. O que Deus fez, sim. Nínive foi salva porque Deus achou melhor e mais correto mudar o destino da cidade. Nínive mudou a atitude para com o pecado e Deus para com Nínive. Deus é imutável porque é um Deus de Justiça, mas mutável que age pela Sua misericórdia.

Podemos ver a misericórdia atuando, quando sabemos que Deus deu a Nínive 40 dias. Não há castigo sem oportunidade. Deus dando-a a nós já há mais de 1.900 anos. Irmãos, precisamos mudar.

Buscar ao Senhor é a única saída que temos.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: