top of page
Logo_DG_deitada.png

TRIUNFOS DO AMOR MATERNO (Mateus 15.21-28)

  • Pastor David Gomes
  • 5 de mai.
  • 3 min de leitura

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, atualmente Primeira Igreja Batista no Andaraí em 10.05.1953.

 

Temos aqui um dos trechos mais ricos de todo o Evangelho. Este é uma espécie de sequencia àquele que comentamos em tempo não muito distante a respeito da fé da qual Jesus se maravilhara. Era a fé de um homem, de um capitão, de um homem humilde e bom.

Hoje temos aqui outro exemplo de fé da qual Jesus se maravilhou. E é esta personalidade que vamos focalizar hoje no dia das mães como mais uma homenagem e mais um apelo às mães cristãs.


I - OS PROBLEMAS DA MULHER CANANÉIA

1. O problema do sexo e raça. Cananeia ou grega ou sírio-fenícia, de qualquer maneira estava uma posição inferior em relação a nós.

2. O problema da língua e da adaptação ao meio. Certo que por viver entre judeus já havia entrado um pouco na doutrina messiânica dos judeus, como se deduz de suas palavras. Todavia, ainda assim seu ajuste não era completo.

3. O problema da filha enferma. Notemos que a doença da filha era grande e o interesse da pobre mãe em vê-la restaurada era imenso. Meus amigos, alguns de nossos filhos estão doentes também.

   (1) Alguns estão doentes na conduta. Absalão é o exemplo bíblico de um filho rebelde e de mau comportamento. Uma vergonha para seu pai (ver 2Samuel 18)

   (2) Alguns dos filhos estão doentes no caráter. Talvez a mãe de Geazi não tivesse corrigido em sua infância algumas das falhas do seu caráter. Geazi trabalhava como um grande profeta de Deus, mas não tinha caráter. Era mentiroso e sua mentira o levou ao desespero, à lepra (ver 2Reis 5.20-2).  Quero crer que Geazi fosse um rapaz de excepcional aparência , mas esta aparência não era suficiente.

  (3) Alguns de nossos filhos estão doentes na . São incrédulos às promessas e ao amor de Deus.


II - OS ANSEIOS DA MULHER CANANÉIA

A cura de sua filha. Este era o problema maior na vida daquela mãe e deve constituir o maior apelo e o maior problema de nossas vidas. A Cananéia de tal maneira desejava a cura de sua filha que não mediu esforços para alcançá-la

    (1) Ela gritava como uma louca após Jesus.

    (2) Ela insistia como uma desavergonhada, humilhando-se até o extremo e aceitando o epíteto de cachorrinha debaixo da mesa e de estrangeira, contanto que pudesse conseguir a cura de sua filha.

Meus amigos, até que estejamos prontos a fazer isto pelos nossos filhos enfermos não estaremos prontos a fazer nada a seu favor.


III - A VITÓRIADA MULHER CANANEIA

1. Foi a vitória da persistência. Imaginai a onda de oposição que se levantou contra ela por parte dos discípulos do Senhor os quais pediam que Ele a despedisse. Mas sua fé era maior que a crítica e oposição daqueles discípulos.

2. Sua fé foi maior do que o silêncio de Cristo. Um comentarista diz que Jesus ficou calado para disciplinar o grande amor da mulher. E o verdadeiro amor não reconhece fronteiras.

3. Sua fé foi maior que a própria missão alegada por Cristo, portanto maior que sua condição racial. Para ela, Jesus era filho de Davi, não obstante sua condição de estrangeira. Para ela o amor de Deus era para todos e não puramente exclusivista. Para ela a salvação era sua também; Ele podia, ela queria.

Jesus foi vencido pela fé da estrangeira. Magnífico que Ele atende aquele que pede em fé mas prova aquele que tem muita fé para que sua fé cresça e se desenvolva.. " grande é a tua fé"... eis a inscrição contida no túmulo de Philips Brooks (1835-1893).

Glorioso exemplo, glorioso apelo e gloriosa conquista.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos de Gratidão

Créditos e Gratidão

bottom of page