TRÊS PERGUNTAS EM RELAÇÃO À COVA DOS LEÕES (Daniel 6)
- Pastor David Gomes
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí, em 01.12.1952
Vamos tentar responder a três perguntas em relação ao sofrimento de Daniel posto na cova dos leões.
Primeira: Por que Daniel foi posto na cova dos leões? Qual a influência que seus sofrimentos causaram no meio do seu reino Persa? Poderemos hoje vencer de igual maneira as covas e cavernas de leões? Como?
I - POR QUE FOI DANIEL COLOCADO NA COVA DOS LEÕES?
Temos diante de nós um ancião, talvez beirando os 90 anos, pois que há mais de 70 anos havia ele chegado à corte babilônica como prisioneiro. E em todos esses anos na corte, seu testemunho fora sempre o de uma vida que aufere o gozo de sua obediência a Deus. Mas, em dado momento, lhe aparece uma cova de leões, real, verdadeira, profunda. Por que lhe apareceu esta cova?
1. Observemos características desse ancião, segundo as palavras de nosso texto.
a. Ele era um entre 12 prisioneiros oriundos da Babilônia, dos quais três foram escolhidos para posição superior.
b. Entre esses três, Daniel se distinguiu. Seria possível admitir-se que um homem fosse lançado numa cova de leões por ser sábio; por ser honrado e reconhecido como digno; por ser dotado de um espírito reto? Até aqui temos um lado do assunto.
2. A inveja (Eclesiastes 4.4; Provérbios 27.4) os impeliu a vigiá-lo. Cada crente, cada membro da igreja, cada diácono, cada pastor está sempre sendo espreitado e vigiado. Assim o fora Daniel. Mas diz o texto: "Não acharam nada errado em sua vida, porque em tudo era fiel".
3. Chegaram então a uma conclusão notória: "Nada acharemos contra esse homem se não procurarmos na lei do seu Deus" (6.5). Notemos que aquilo que constituía a força e a vitória de Daniel fora escolhido pelos seus inimigos com o ponto de sue desfavor. Daniel não era inteligente e sábio porque quisesse ser por si; nem por ser judeu ou intérprete de sonhos. Daniel era tudo isto por causa do sentido do verso 10 do capítulo 6 que seria usado para sua desgraça.
II - POR QUE DEUS PERMITIU QUE DANIEL FOSSE LANÇADO NA COVA DOS LEÕES?
1. Domingo passado apreciamos a tragédia de um homem cujos pensamentos estavam perturbados por causa daquilo que fizera. Hoje temos um homem sendo perturbado por causa de toda fidelidade e amor que demonstrara para com Deus. Por que Deus permitiu isto?
2. Por que permitiu Deus que José sofresse tanto na prisão do Egito? Porque Deus precisava de um líder que pudesse amparar Israel no tempo de maior necessidade.
3. Por que Deus permitiu que Moisés sofresse por 40 anos as agruras de um deserto inclemente? Por que ele precisava de um homem que feito as intempéries pudesse dirigir um imenso povo durante 40 anos de peregrinação.
4. Por que Deus permitiu que John Bunyan (1628-1688) no nobre pregador das boas novas ficasse encarcerado por 12 anos no cárcere de Bedeford, Inglaterra? Por que foi que Deus lhe teria dado coragem de resistir, como ele resistiu às propostas do Parlamento Inglês para que desistisse da ideia de pregar? E por que Deus teria deixado que John Bunyan passasse as experiências que descreve em "O Peregrino"? A resposta é uma só: Deus queria que a mocidade de todos os tempos fosse avivada por meio desta obra magnífica.
5. Assim com Daniel. Ele sofreu, mas seu sofrimento trouxe bênçãos incalculáveis.
III - COMO VENCER EM NOSSOS DIAS OS LEÕES E TUBARÕES?
Daniel venceu os leões e venceu os tubarões. Saiu da experiência maior do que nela entrou. Por que?
1. Não foi por causa de um programa negativo de vida.
2. Não por causa de discussões estéreis.
3. Não por causa de uma resistência passiva.
4. Daniel venceu por causa de sua coragem santa e agressiva.
"O temor a Deus faz o herói; o temor ao homem faz o covarde; temer o que é errado faz o herói. O temor a Deus exalta o crente; o medo do covarde o faz retroceder na vida.”
Certo jovem entrou no exército. Na primeira noite, ajoelhou para orar...vaias... pedras... etc. Queixou-se ao capelão que disse: Eles têm direito... Uma semana depois: estais orando deitado? Não, estou orando no grupo de oração que temos... Três dos moços já se converteram e outros chegarão breve. A coragem daquele jovem soldado estava mudando o ambiente como também os corações.