top of page

TIATIRA UMA IGREJA MARCADA POR CONTRASTE (Apocalipse 2.18-29)

Talvez a menor das cidades até aqui conquistadas: Éfeso, Esmirna e Pérgamo. Cidade das tintas. Havia tecelagem e lojas onde se tingiam tecidos, conquistando mercado fácil. Havia também uma indústria de cobre.

Lemos em Atos 16 a história de Lídia, algo que ilustra o comércio da cidade. Havia certamente uma comunidade de judeus na cidade ou perto dela.

Atos 19.10 abre espaço para a crença de que mensageiros da equipe de Paulo teriam iniciado o trabalho na cidade e organizado a igreja.


I - TIATIRA UMA IGREJA QUE MARCHAVA COM GARBO

Era uma igreja marcada pela presença e atuação do amor- verso 19. Faltava amor em Éfeso, existia amor em Tiatira. Era uma igreja de crentes fiéis - verso 19. Esmirna fora exortada ao sofrimento em fidelidade - 2.10. Era uma igreja operosa. Quando cada membro assume o desejo de fazer tudo quanto pode, algo nobre acontece. Era uma igreja marcada pela paciência dos seus componentes.


II - TIATIRA UMA IGREJA AMEAÇADA PELA PRESENÇA DE UMA MULHER QUE EXERCIDA FALSA LIDERANÇA

João a qualifica como se fosse outra Jezabel.

Era uma mulher dominante, como dominante fora a mulher do rei Acabe (2Reis 9.22).

Ela se dizia mensageira de Deus. Ela levava o povo para o mau caminho. Ela ensinava a prática da imoralidade. Ela se comprometia com os ídolos. Ela tinha sido advertida por Deus, mas permanecia no erro. Ela ensinava os "segredos profundos de Satanás" - verso 24. Para felicidade da igreja, a mulher exercia sua influência sobre um grupo. Um autor identifica a mulher Jezabel como se tivesse sido a esposa do pastor da igreja.


III - PROMESSAS AOS FIÉIS E CONDENAÇÃO AOS INFIÉIS

A - 1. Conservavam a fidelidade, o amor e paciência - verso 25.

2. Farei minha vontade nos fiéis - verso 26.

3. Darei autoridade aos meus fiéis - verso 28.

4. Os fiéis terão a "Estrela da Manhã", o próprio Jesus - Apocalipse 22.16; 2Pedro 1.19. Esta é a luz que leva o fiel ao dia perfeito.


B A condenação dos falsos servos.

1. Sofrimento total - verso 22.

2. Seus seguidores serão mortos - verso 23.

3. Cada um receberá o feito de sua vida –


C O caminho proposto - Arrependimento - verso 22b.

Obs: Igreja possivelmente iniciada por Lídia que tendo se convertido em Filipos teria voltado à cidade natal para iniciar a igreja.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page