Poucos eventos são tão cantados e celebrados no mundo quanto o Natal de Jesus. Ainda assim, bem poucos tomam conhecimento do verdadeiro significado desta festa maravilhosa. Há muitos que fazem do Natal a época de dar e receber presentes; outros de exigir gratificações. O Natal vai além de tudo quanto possamos imaginar.
Vejamos alguns dos pontos salientes do Natal:
I - NATAL SIGNIFICA QUE DEUS SE FEZ HOMEM
O homem é pequeno e Deus é grande. Como poderia Deus se limitar à carne humana, tornar-se um neném fraco?
Nossa época é marcada por milagres os mais diversos. Quem diria que o bolor, o mofo pudesse se transformar em remédio, em penicilina? Quem poderia supor que o urânio que há anos atrás não contava dos compêndios elementares de química viesse a se transformar num dos mais disputados e desejados minérios de todo o mundo?
Pois bem, esses milagres não podem se comparar aos milagres de Deus se tornar homem. Alguns insistem na importância do homem, mas convenhamos: O homem é um pouco de água e alguns sais num valor de pouco mais de 100 cruzeiros(*) em seu valor quantitativo. Deus se fez homem. Deixou a glória e habitou entre nós.
II - NATAL SIGNIFICA QUE VEIO UM SALVADOR
Quando nossos pais pecaram no Éden, não pensaram no início o buraco em que haviam caídos. Adão acordou depois de pecar e viu que Deus não mais estava ao alcance do seu clamor.
O homem perdeu a glória de Deus no Éden. Suas asas lhe foram cortadas pelo pecado e o homem se tornou escravo. Quanto mais peca mais quer pecar. Descobre hoje a ilusão a que se submetera ontem, mas sai em busca de outra ilusão amanhã. É a tragédia do homem perdido no pecado, arruinado; do homem sem glória, sem conquista, sem vitória.
Jesus é o Salvador que veio salvar do pecado. Não no pecado, mas do pecado, tirando o homem do seu ambiente natural para o elevar no conceito de si mesmo pela fé viva em Deus.
III - NATAL É NOVA OPORTUNIDADE PARA TODOS
Os magos vieram do Oriente e disseram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?"... (Mateus 2.2). Esta é uma pergunta séria porque nos apresenta o único rei que este mundo viu nascer. Jesus nunca foi príncipe. Foi sempre rei.
Pois bem, a vinda de Jesus significou uma oportunidade para aqueles sábios e significou uma oportunidade, igualmente para os pobres pastores que vigiavam as suas ovelhas na calada da noite. Jesus significou alegria e paz e vitória para ricos e pobres.
IV - JESUS QUER UM PRESENTE NESTE NATAL
Os magos lhe ofereceram ouro, como reconhecimento de sua realeza. Ofereceram-lhe incenso, um tributo ao Deus que havia nascido em Belém; e ofereceram-lhe mirra como conhecimento de sua humanidade perfeita. Jesus se alegrou nos presentes dos magos.
Mais tarde ele recebeu alguns presentes. Recebeu pães e peixes de um rapaz e transformou aquela pequena dádiva numa oferta a uma multidão faminta.
N.R. (*) A moeda cruzeiro no Brasil data de 1942 a 1967.
Comments