top of page

SERMÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS (1Samuel 3)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, atual Primeira Igreja Batista no Andaraí, em 23.03.1952

Vou falar a você hoje sobre um menino. Quem pode adivinhar o nome do menino? O nome do menino era Samuel. O nome da mãe do menino era D. Ana e o nome do pai Sr. Elcana. D. Ana era crente e o Sr. Elcana era crente também. Que bom quando papai e mamãe são crentes, não é? Mas deixemos o pai e a mãe do... Quem é mesmo? Sim, vamos deixar a mãe do Samuel em paz e vamos passar ao nosso moço. Todo menino é moço? Não, não é.


I - SAMUEL ERA DIRIGIDO POR DEUS

Nosso texto diz que Deus veio de noite para conversar com Samuel e ele disse: "Fala Senhor, porque o teu servo ouve". Servos são dirigidos pelos seu senhores. Houve no Brasil o chamado tempo dos escravos. Os escravos eram dirigidos pelos seus senhores. Encontrei em Goiás um homem de 97 anos que viveu no tempo dos escravos.

Quem já viu um cego? Um cego precisa sempre de alguém para dirigi-lo não é verdade? Mas é interessante que por um fio pequeno podemos guiar um homem. Se jogássemos uma corda à distância e um menino se agarrasse a esta corda, poderia vir aqui de olhos fechados, não é?

Jesus quer dirigir todas as crianças aqui. E Jesus vai dirigi-las para o bem. Quando eu era menino, estava indo para casa e entrei num caminho errado. Sabem o que aconteceu? Cai no lamaçal. Mas Jesus somente dirige para o bem. Uma ocasião pegou fogo em um grande hotel. E todo mundo estava dormindo quando o fogo começou. Lá embaixo ficou uma moça que repetia as mesmas palavras a todo o tempo:Segui para a direita. Este e o caminho. E todos que obedeceram à voz daquela moça foram salvos. Samuel era assim. Ele queria seguir a voz de Deus. Deus quer dirigir os meninos no bom caminho.


II - MAS SAMUEL ERA DIRIGIDO POR DEUS PORQUE OUVIA A VOZ DE DEUS

Nem sempre Deus dirige por tomar a mão e levar. Deus dirige falando ao nosso coração. Se ouvirmos seremos guiados. Não adianta falar a um surdo porque ele não ouve. Dentro de cada menino existe uma coisa muito sensível que se chama consciência. E Deus muitas vezes fala pela consciência. Mas as vezes Deus fala por meio da mamãe ou do papai. Outras vezes Deus fala por meio da Bíblia. Outras vezes Deus fala por meio do pastor. Será que vocês estão ouvindo a voz de Deus?

Uma certa ocasião pegou fogo num asilo de loucos. E as enfermeiras conseguiram sair e chamavam os doentes para descer. Mas os doentes estavam achando bonito o fogo e não quiseram descer. Samuel ouviu a Deus. Você está ouvindo a Deus? Mas Samuel era dirigido por Deus, e ouvia a Deus porque Samuel amava a Deus.


III - SAMUEL AMAVA A DEUS

"Todos os dias mamãe, farei as coisas que agradam seu mandar. Eu somente direi, mamãe eu te amo, eu te amo mamãe".

Uma certa ocasião, um mocinho saiu da casa da mãe para estudar numa grande cidade. Lá se tornou médico de nome Dr. Carlos. E ele mandava presentes para a mãe distante, mas nunca foi ver a mãe.

Um dia a velha mãe resolveu visitá-lo. E veio para a casa grande e bonita do Dr. Carlos. Entrou e notou que o filho sentira-se triste em vê-la. Ele estava noivo de uma moça chamada Violeta e pensou que a Violeta não fosse gostar de sua mãe. À noite a mãe não pode dormir. Por que meu filho me despreza? Olhou no espelho e disse: Ah! é porque estou velha e feia, meu filho não gosta de mim.

Naquela noite a mãe fugiu. No dia seguinte o filho contou a Violeta que a mãe foi embora . Disse que se sentira mal em ver a mãe. Violeta disse que gostaria de ver sua mãezinha velha porque ela não tinha mãe e precisava de uma. O filho procurou a mãe até achá-la no hospital. Violeta a beijou dizendo: Eu quero que a senhora seja minha mãe. Mas ela morreu logo. O filho nunca disse que a amava. Quantos meninos dizem que amam a Deus mas nada fazem por Ele. Samuel amava a Deus.

Comentários


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page