SABES O GREGO? (Atos 21.37)

Pregado em 05.03.1972


Abrem-se as escolas. Dezenas de alunos sairão da Igreja Batista da Esperança. É a marcha para um conhecimento melhor. Na escola representamos o ideal da igreja. Nela adquirimos conhecimentos para a mente. Sabes o Grego? É uma expressão que nos faz pensar na escola e nos estudantes.

Ao cruzarmos os portais da Escola, da Faculdade, da Universidade, pensemos no significado amplo da expressão cunhada pelo soldado e dirigida ao grande apóstolo: Sabes o Grego?


I - SABES O GREGO? RESPOSTA AS SÉRIAS DÚVIDAS EXISTENTES EM TORNO DE PAULO

1. O país tinha sofrido uma insurreição. Um egípcio tinha alvoroçado um grande grupo num motim que tinha preocupado as autoridades. A busca era severa ao revoltoso.

2. Ao ver Paulo açoitado pelos judeus, encurralado no templo, assediado por muitos que o buscavam matar, o soldado romano pensou que se tratasse do amotinador. Todavia, um coisa surpreendia: Linguagem escorreita, o belíssimo vocabulário grego proferido por aquele sofredor. Sabes o grego?

3. Informa-nos o historiador Josefo que o egípcio e amotinador não conhecia a língua grega. Saber o grego foi para Paulo a sua libertação iminente, pelo menos da suspeita.


II - SABES O GREGO? UMA NECESSIDADE DA VIDA

1. Albert Scheweitzer (1875-1965), o gênio do mundo moderno, grande cientista, organista e missionário, começa sua biografia lembrando: Aos 3 anos meu pai começou a ensinar-me música. Aos 7 anos eu surpreendia os professores com os arranjos que fazia aos hinos. Oswald Chambers (1874-1917) o grande missionário, escreve a seu respeito: Comecei cedo a estudar artes e letras...

2. Quando a Bíblia desejou nos ensinar a respeito de um grande homem, Moisés, declarou: "E Moisés foi instruído em todo o conhecimento... Paulo, o grande doutor se tornou no grande missionário.

3. A Igreja Batista da Esperança precisa daqueles que sabem o grego, as ciências, as Letras, as matemáticas, a enfermagem, o piano, a arte, decoração.


III - SABES O GREGO? NO CONTEXTO DA VIDA

Quanto mais aprendemos, mais úteis nos tornamos. Os conhecimentos gerais são necessidades de todos.

1. Sabes o grego da oração? Grupo jovem revolucionando a Igreja Batista de Ipanema. Grupo de 40 jovens em média reunidos em oração aos sábados pela manhã.

2. Um braço vale por cem braços quando se apoia num cérebro instruído. Um cérebro vale por cem cérebros quando se apoia num braço moralmente forte.

3. Preparação moral, alvos definidos como base da preparação real - Museu das peças separadas - Acúmulo de material que a indústria produziu e que falhou na hora do uso. Por que? Eis o estudo dos técnicos da Inglaterra.

4. Estarás tu pronto a obedecer a Deus, inclusive com o prejuízo que tua escolha trará?

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: