Um dos pregadores mais apreciados de Nova Iorque iniciou seu sermão de domingo com a frase: "Estamos no período do fracasso... temos exemplo disto à vista dos olhos... Sucesso é conseguido por aquele que escolher fumar uma determinada marca de cigarro. Sucesso é conseguir causar impacto pelo previsto, ainda que contrário a todas as regras de moral e decência.
Mas, em se tratando de professores, o tema do mestre torna-se importantíssimo. Os chineses têm por hábito eternizar o conceito de professor àquele que lhes dedique, ainda que por pouco tempo, ensino na qualidade de professor.
I - PREOCUPAÇÕES EDUCACIONAIS PARA OS NOSSOS DIAS
Declara o eminente professor Anísio Spinola Teixeira – (1900-1971): "Se o século 19 foi caracterizado pela educação primária obrigatória, o de número 20 está sendo caracterizado pela educação secundária obrigatória".
1. O professor tem o privilégio de ajudar e modificar o comportamento dos seus alunos. É o professor em grande parte responsável pelo molde de comunidades e nações pelo processo educativo.
2. Temos hoje uma verdadeira crise de espírito. As ciências começaram a crescer, mas os recursos espirituais não lhe seguiram as medidas. Benedict Gorman Anderson – (1936-2015) declara: "O homem conseguiu aumentar seus braços pela ciência, nunca o seu poder espiritual".
Duas guerras mundiais abalaram as estruturas do mundo: ceticismo, cinismo, repulsa à autoridade, indisciplina, são marcas do mundo de hoje. John Stuart Mill – (1806 – 1873) no seu ensino sobre a liberdade declara: "Não se pode construir um grande país com homens pequenos".
II - JESUS CRISTO, O PROFESSOR MODELO
1. Nicodemos declara em João capítulo 3: "Sabemos que és um Mestre mandado por Deus". Emerson Pinto de Araujo – (1926-2023), declarou: "O importante não é tanto o que se aprende, mas com quem aprende". A maior lição do professor é ele mesmo.
2. Jesus é chamado no Novo Testamento quarenta e quaro vezes de professor; nenhuma vez é chamado pregador. Dr. Lewis Joseph Sherill – (1892-1957), ao estudar os termos equivalentes a professor, eleva para 61 as referências a Jesus como professor.
A - Como marcar Jesus, o professor – (Dwight Lyman Moody - 1837 – 1899).
1. Ele Cria no que ensinava e encarnava o ensino.
2. Ele estava cônscio de que devia ensinar o que Deus mandava.
3. Ele amava o povo e se interessava por seus problemas.
4. Ele conhecia a Bíblia não apenas Moral e Cívica - 16 dos livros de Moisés são citados por ele.
B – Deus e os ideais como professor.
1. Criar ideais nobres.
2. Trazer o homem a uma relação reta com Deus.
3. Ensinar o relacionamento, sem brigas e ciúmes.
4. Ensinar e insistir na maturidade.
5. Treinar os homens para o serviço eterno.
III - O DESAFIO DO BRASIL AOS PROFESSORES DE HOJE
1. Mais de 13 milhões de alcoólatras; crescente número de drogados e arrastados para o lixo.
2. Desafio de vocação - trabalhos executados.
3. Fracassos da linha Maginot, França, na Segunda Guerra Mundial; fracasso da linha Siegfrid na Alemanha.
4. Desafio à fé. Diretor do Leprosário de Cocais declarou de certa feita: "Sulfona não cura doente que não tem fé".
Os que muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente. Felicidade começa com fé... O mundo pode se esquecer dos seus mestres, mas nunca esquecerá dos seus servos.
Comments