QUANDO A VIDA COMIUNICA VIDA (João 10.10)

A finalidade principal da vinda de Deus ao mundo foi comunicar a vida ao homem perdido. Ele declarou a Zaqueu: “O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Mateus 18.11).

Em nosso texto Jesus estabelece uma comparação por contraste entre o que Ele faz à luz do que Satanás faz. Satanás é ladrão e vem matar, roubar e destruir... Jesus veio dar vida; não apenas vida, mas vida em abundância.


I – DÁDIVAS QUE JESUS COMUNICA AO QUE CRÊ E ACEITA O SEU AMOR

O apóstolo João gostava muito de usar a expressão “sabemos que possuímos”. Aqui estão algumas bênçãos que o crente sabe que possui:

1. Não estamos sob condenação.

2. Pela fé adquirimos cidadania celestial e nos encaminhamos para o céu.

3. Temos esperanças, temores (eu ao quero pecar contra Deus), anelos e alegrias.

4. Temos uma sociedade nova: Conhecemos a Deus, ao Filho, ao Espírito Santo, aos anjos e à nova família dos remidos.

5. Temos novas necessidades: Mais força do céu para vencer as tentações, mais alimento espiritual para construir as nossas almas.

6. Temos garantia e certeza de vida eterna.


II – SIGNIFICADO DA VIDA ABUNDANTE

1. As línguas da Bíblia se valem de palavras diferentes para expressar a ideia de vida. No grego temos: Bios é a vida efêmera. A palavra aparece em Lucas 8.14, “ao que caiu entre espinhos são os que ouviram e no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados das riquezas e os deleites da vida”... Bios... vida biológica, vegetativa.

2. Psuche é a vida animal... Jesus usa a palavra muitas vezes: “Não andeis ociosos pela vossa vida”... (Mateus 6.25). “Quem achar a sua vida perdê-la-á... (Mateus 10.39). “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á... (Mateus 16.25).

3. ZOÊ, A vida que não cessa jamais... vida eterna...vida abundante... Jesus garante. “Larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição... estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida”... (Mateus 7.14). Portanto, se tua mão ou teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o para fora de ti; melhor é entrar manco ou aleijado na vida (Zoe) do que tendo duas mãos seres lançado no fogo do inferno”... (Mateus 18.8). O Evangelho de João é marcado pela palavra ZOÊ, vida eterna. Esta a vida que Jesus quer dar ao crente.

III – VIDA ABUNDANTE ILUSTRADA EM NOSSAS VIDAS

1. Nenhum de nós vive para si mesmo, temos vida de sociedade e vida individual. Deus organizou o mundo de tal forma que alguns vivem em famílias, vizinhança, sociedade, nações, raças...

2. A nova vida em Cristo começa com o perdão e se firma na fé, fraternidade, esperança e amor.

3. A nova vida em Cristo precisa ter o selo e a marca da obediência em todas as coisas. Obedecer é melhor do que sacrificar. Procurar descobrir a mente de Cristo para aperfeiçoar nosso serviço, é obra de Deus.

4. A nova vida em Cristo precisa ser ilustrada numa caminhada de serviço. A melhor forma de sentirmos alegria é repartirmos alegria. A melhor forma de sentir amor é amar. A melhor forma de crescer é servir.


IV – OPORTUNIDADES PARA A VIDA ABUNDANTE

1. Diante de nós o desafio do Edifício da Fé, (onde está localizada a Igreja Batista da Esperança): todos somos convocados a construí-lo, a adquirí-lo, a firmar a igreja no lugar onde Jesus deseja.

2. Diante de nós a oportunidade de recenseamento... visitar a vizinhança.

3. Diante de nós a oportunidade de famílias que visitem famílias.

Notas: Vida abundante... mais do que possa usar...(Tito6.3). Vida de dentro para fora... (João 4.14; 7.38), aperfeiçoada pelo amor e pelo serviço.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: