PORQUE DEUS MANDOU PRAGAS SOBRE O EGITO (Êxodo 7,8,9,10,11,12)
- Pastor David Gomes
- 15 de set.
- 2 min de leitura
Teremos hoje o terceiro capítulo dos juízos de Deus. Vimos, em primeiro lugar, o dilúvio e o examinamos do ponto de vista da misericórdia. Seguiu-se o juízo sobre Sodoma e Gomorra, também como ato de misericórdia. Teremos hoje a apreciação do fenômeno do Egito, como a misericórdia em grau ainda mais excelente.
I - MILAGRES PARA LEVANTAR UM POVO CAIDO E HUMILHADO
1. 430 homens de humilhação e escravidão, trabalhos forçados e abandono.
2. 430 anos de apelo é misericórdia de Deus.
3. Deus tarda, por vezes, mas nunca falta. Os egípcios cresciam na sua idolatria, no seu descaso ao povo de Deus.
4. Moisés que sofrera na própria carne o preço da sua fé, seria o instrumento usado por Deus para se tornar numa bênção maior.
Lembremos que assim como o homem domina os animais, Deus precisa manifestar seu poder sobre os homens. O milagre de Deus naquelas circunstâncias era fonte de ânimo.
Observemos que Deus permitiu que os Magos fizessem alguns milagres, mas ficaram para trás, ante a força do poder de Deus.
II - MILAGRES COM EXPRESSÃO DETERMINADA PARA DESTRUIR OS FALSOS CONCEITOS E PRECONCEITOS DO POVO IDÓLATRA
Primeira praga. Destruição das serpentes, deusas dos egípcios.
Segunda praga. Ferido o rio santo, o grande Nilo.
Terceira praga. Reforço ao anterior. De novo, o Nilo ferido pelas rãs.
Quarta praga. Piolhos . A higiene era parte vital do culto pagão. Os banhos de purificação se sucediam. Os piolhos põem em pânico essa parte do culto.
Quinta praga. Belzebu era chamado o deus das moscas, invocado para destruir pragas e enxames.
Sexta praga. Gado. Usado na adoração e culto, agora.
Sétima praga. Úlceras pela sarna. As cinzas dos criminosos que eram sacrificados nos altares pagãos, eram lançadas ao ar, como símbolo da destruição do mal. Agora a sarna tirada das cinzas sobre as carnes. Tifão, deus do mal estava desmoralizado.
Oitava praga. Locustas. A deusa Serapis tinha por função proteger as plantas.
Nona praga. Saraiva. Isis e Osiris eram deusas que protegiam contra as tempestades. Elas representavam a estabilidade do sol e da lua.
A décima praga era repetição da condenação sobre Isis e Osiris.
Finalmente, a morte dos primogênitos, juízo de Deus sobre o Egito.
III - JUÍZO DE DEUS SOBRE UM CORAÇÃO QUE SE ENDURECEU
Observemos que Faraó endureceu seu coração, por teimosia, por algum tempo, até que Deus mesmo o fez endurecer.
Era o fim. Agora, não havia outro remédio. Deus ordenou. Tudo terminou.
Comentários