OS OLHOS QUE VIRAM O SENHOR RESSUSCITADO (Jo 12.20-23; 1Co 15.5-7)

Consideraremos a expressão "depois foi visto", que melhor traduzida deverá ser "e apareceu a"... Mas aqueles que apareceu a Simão, foi visto por Simão, daí a razão da tradução original. Meditemos, pois, no seguinte assunto: "Os olhos que viram o Senhor ressuscitado".


I - OLHOS QUE VIRAM O SENHOR RESSUSCITADO


O apóstolo nos apresenta aqui uma lista das pessoas que viram o Senhor ressuscitado, por lhe ter ele aparecido. Não por uma lista cronológica, mas é a lista das pessoas que viram o Senhor.

1. Cefas, Pedro, Simão encabeçam a lista. Temos aqui aquele que negara o Senhor. Aqueles que o tentara uma vez por ocasião dos dias de sua carne. E agora Paulo nos diz que o Senhor apareceu a ele.

2. Tiago, que era possivelmente o pastor da Igreja de Jerusalém mais tarde, mas que parente do Senhor talvez não tivesse crido nele até a ocasião de sua ressurreição. Aqui um que talvez tivesse resistido muitas vezes ao apelo do Cristo, mas que agora cria no seu nome.

3. Mais de quinhentos irmãos... Paulo já havia mencionado os outros apóstolos e agora acrescenta uma lista de mais de quinhentos irmãos... Temos Joana e Salomé, e o cego Bartimeu, e aquela sirio-fenícia cuja filha Jesus curara. Todos estes foram recipientes de sua manifestação.

4. Em quarto lugar Paulo diz que o Senhor ressuscitado apareceu também a ele. Em ocasião diferente, mas apareceu-lhe. Em ocasião de perseguição, de fanatismo, mas apareceu.


II - POR QUE ESSES OLHOS VIRAM O SENHOR RESSUSCITADO?


1. Esclarecemos de início que existem várias circunstâncias nessas aparições. Em Marcos 16.12, no dia que Jesus apareceu depois sob outra forma. E de fato o foi. Ele apareceu sob formas diferentes em ocasiões também diferentes. De uma vez eram dois que iam a caminho... de outra vez foi aos onze que estavam recolhidos e com medo dos judeus... de outra vez foi um jovem furioso que buscava aniquilar os discípulos do Senhor.

2. Notemos que ele apareceu a homens e mulheres, a apóstolos e simples crentes, aqueles que o acompanharam até a cruz e também aqueles que "espavoridos fugiram e o deixaram na noite da traição".

3. Notemos que ele apareceu tanto à vigilante Madalena quanto ao vacilante Simão.

4. Lembremos no entanto que nenhum desses viu a Jesus por causa das suas vacilações ou firmeza, mas por causa de um fator característico. É o próprio Pedro quem nos conta a história daqueles que viram o Senhor ressuscitado (Atos 10.40).

5. Jesus manifestou-se àqueles cujos corações eram sinceros e prontos para crer ante a evidência como o foi Paulo. Zaqueu o viu não por ter sido rico, mas por ter sido crente. Nicodemos o vira não por lhe haver fornecido o túmulo, mas porque crera no seu nome. Jesus conhecia os corações.


III - CONSEQUÊNCIAS RESULTANTES NA VIDA DAQUELES QUE VIRAM A JESUS

1. Aqueles que viram a Jesus receberam um novo poder. Muitas pessoas precisam aceitar a Jesus porque temem não poderem viver à altura dos ideais da vida cristã. Vamos imaginar que Zaqueu tivesse pensado assim. Ele sabia que era ladrão. Ele conhecia que era desprezado por causa da sua vida prejudicada. Mas quando Zaqueu viu a Jesus diante de si, confiou a ele a sua vida e foi salvo. E agora Zaqueu contemplava o Senhor ressuscitado. Meus amigos; aquele que vê a Jesus pela fé recebe um novo poder.

2. Aqueles que viram a Jesus se tornaram testemunhas de Jesus. "Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido" (Atos 4.20). Aquele que vê a Jesus dá testemunho de Jesus. Um dos mais maravilhosos profetas do Antigo Testamento é Isaias. Mas no capítulo seis do seu livro ele diz " Eu vi o Senhor". Não somente ouvir a seu respeito ou ler a respeito ou cantar a seu respeito.

3. Aqueles que viram a Jesus não hesitaram em dar sua vida por ele. Não somente testemunho, mas a própria vida.

4. Mas notai ainda: Aqueles que viram a Jesus tudo faziam por Jesus,mas ainda assim reconheciam-se fracos e impotentes sem ele. Meus amigos; já viste a Jesus?

Helena Keller (1880-1968) a famosa cega norte-americana, terminara uma conferência quando um moço imprudente se aproxima e pergunta: É triste ser cego, não é? Não tanto, pior é ter dois olhos e nada ver. Já viste a Cristo?

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: