OS MILHARES DE MILHARES DE DEUS (Salmo 68)

Pregado em 20 de outubro de 1968


Diante de nós os termos de um Salmo processional. É um hino dedicado a Jeová, com todas as marcas de um coração agradecido.

O Salmo está dividido em três .partes preciosas dos versos 1-14. As maravilhas de Deus no passado; dos versos 15-18, Deus como Perfeito Soberano e Absoluto Conquistador. Do verso 18 em diante as consequências do domínio de Deus.

Vale a pena demorar um pouco nesta introdução observando nos versos 1-6 a marcha gloriosa de Deus, rumo ao santuário. Dos versos 7-14 temos um retrospecto histórico. Suas lutas e vitórias contra os inimigos. Dos versos 15 a 18 a entrada no santuário para domínio absoluto com forças tão poderosas que não podem ser definidas. Finalmente, os resultados do domínio do Senhor.


I - MILHARES DE DEUS FACE AOS MILHARES DE OBSTÁCULOS

1. Seus milhares em ação a favor de órfãos e viúvas.

2. Seus ilhares em favor de presos que são libertos dos grilhões. (v. 6)

3. Seus milhares à frente do povo que andava pelo deserto, quando o próprio Sinai tremeu na presença de Deus. (v. 7)

4. Seus milhares em face a calamidades da seca e miséria. (v. 8)

5. Seus milhares face a exércitos inimigos, que fugiam às pressas. (v.12)


II - MILHARES DE DEUS EM FUNÇÃO DA DISCIPLINA

1. Gênesis 3 nos mostra a disciplina sobre o pecado, culminando com a expulsão dos pais em pecado.

2. Gênesis 6, os milhares de Deus na disciplina pecado.

3. Gênesis 11, os milhares de Deus no trato com os homens que resolveram construir uma torre que os levasse ao céu.

4. Os milhares de Deus em favor de servos seus. (1) Gênesis 14, a vitória de Abraão com 318 homens sobre terríveis inimigos. (2) Gênesis 32:1-2, os anjos que vem ao encontro de Jacó. Os mesmos anjos que tinham aparecido em sonhos a Labão, impedindo seu crime. (3) Os milhares de Deus que confortaram a Elias, que o sustentaram mesmo por meio de corvos. (4) Os milhares de Deus postos à disposição de Cristo ao tempo da sua humilhação (Mateus 26.53).

Em 2Reis 19.35, lemos que um anjo somente abateu 185 mil homens de Senaqueribe, quanto mais poderiam abater os 72 mil anjos oferecidos a Jesus?


III - OS MILHARES DE DEUS EM SUA OBRA AQUI NA TERRA

1. Durante os dias da igreja Primitiva os perseguidores eram muitos, mas os servos de Deus andavam por entre ele, levando a chama do evangelho.

2. Durante a hora escura da Reforma, quando as forças do mal pareciam querer dominar e parar a obra de Deus, houve o milagre das resistências indescritíveis de homens que fizeram, realmente, das fraquezas, forças para vencer o inimigo.

3. Paulo nos fala em Efésios 6.12 que temos de lutar, não apenas contra a carne e o sangue, mas também contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade. Temos que lutar contra o pecado.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: