O SUPREMO ALVO DO CRISTÃO (Mateus 5:48)
- Pastor David Gomes

- 27 de out.
- 3 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca (RJ), hoje Primeira Igreja Batista do Andaraí, no Rio de Janeiro, em 27.03.1949
Para nós, que somos salvos, deve ser uma constante preocupação de nossas vidas. Será que Deus nos salva somente por salvar, ou haverá outro propósito, uma razão, uma expectativa da sua parte quando é feita a nossa salvação? “Sede vós perfeitos”, é o alvo supremo do cristão. Que seja difícil de ser alcançado não há dúvida, que seja impossível de ser alcançado é também fato. Mas ainda assim este é o supremo alvo do cristão.
I – ESTE É UM ALVO BÍBLICO
A Bíblia enfatiza uma doutrina de perfeição. É verdade que ela nos mostra falhas na vida de todos os sevos de Deus. Somente o Senhor Jesus escapou do contágio do pecado. Todavia, ao continuarmos como crentes, não podemos nos conformar conosco mesmos.
1. Gênesis 17:1 - ”Anda na minha presença e sê perfeito”, Abrão tinha 99 anos. Abrão era crente há 29 anos, mas ainda não havia alcançado a perfeição.
2. Levítico 11:44 – “Sereis santos como eu sou santo e não contaminareis as vossas almas por qualquer réptil que se arrasta sobre a terra”.
3. Deuteronômio 18:13 – “Perfeito serás como o Senhor teu Deus”.
4. Colossenses 1:28 – “Para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo Jesus” – objetivo de Paulo na pregação.
5. Tiago 1:4 – “Para que sejais perfeitos e completos sem faltar coisa alguma”. Portanto, Deus usou figuras bíblicas ao referir-se à perfeição como um desafio e um dever do crente.
Convém notar, no entanto, que Jesus não está falando de uma perfeição em grau, mas em semelhança.
II – É UM ALVO VOLANTE
Quando eu era menino, tentei passar por baixo do arco-íris várias vezes. Lá estava ele junto da montanha e para lá me dirigi. Ei-lo distante, no entanto. Tentei pegá-lo no céu da minha terra várias vezes. O céu está colado à montanha, não está? No dia do piquenique subimos lá, e minha esperança era pegá-lo.
1. Salvação vem pela fé em Jesus, mas não é tudo. Este é o início de uma vida de santificação. Há crentes convertidos na mente, mas não no coração. Exemplo de Jeú em 2Reis 10:31
2. Temos obrigação de sermos melhores hoje no uso da nossa língua, em nossa vida devocional, etc., do que éramos na semana passada. Alguém disse: “Devemos desejar perfeição e sofrer com nossas falhas; devemos tentar ser perfeitos e não desanimar diante das falhas passadas; devemos esperar ser perfeitos ao passar para o mundo além”.
3. Paulo dizia: “Prossigo para o alvo...”. – Filipenses 3:13-14. E mais tarde disse: “Combati o bom combati, acabei a carreira e guardei a...” – 2Timóteo 4:7-8
III – O ALVO DA PERFEIÇÃO CRISTÃ SÓ PODE SER REALIZADO EM DEUS
1. É impossível ser perfeito diante dos homens. Todo homem perfeito morreria na cruz. Jesus, Deus mesmo não pode ser perfeito diante dos fariseus. Jesus disse: “Os inimigos do homem serão seus próprios familiares” (Mateus 10:36-37)
2. Mas nosso alvo deve ser alcançado em Deus. Davi disse: “Em pecado me concebeu a minha mãe...” (Salmo 51:5). Mas a Escritura diz que ele era o homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22)
3. A Bíblia nos fala do nervosismo de Moisés, mas também da sua mansidão (Números 12:3). Chama João de filho do trovão e apóstolo do amor (Marcos 3:17). Nosso alvo pode ser alcançado em Deus.
Uma menina sofreu toda espécie de perseguição por causa do nome de Jesus. Ela nunca replicou ou maldisse. Um dia mataram-na. E ao revistar seus vestidos encontraram um pequeno papel no qual se lia “Ele não abriu a sua boca...” (Isaias 53:7)


Comentários