Há muita gente preocupada com os anos que antecederam ao dia do batismo de Jesus e sua entrada efetiva no ministério. Dizem mesmo que a Bíblia nada afirma sobre aquele período. Veremos então que a Bíblia nos oferece muitas notícias sobre Jesus nos dias que antecederam o seu batismo.
Podemos, logo de inicio, afirmar que ele teve dias muito cheios, com atividades crescentes e um desenvolvimento perfeito. Que cada adolescente atente bem para o seu modelo, Jesus Cristo.
I – A VIDA DE UMA CRIANÇA NORMAL
1. Jesus nasceu em Belém e foi para casa. Lugar humilde, oficina de carpinteiro. Possivelmente tinha os pesinhos no chão ao tempo da visita dos Magos, cerca de dois anos depois do seu nascimento.
2. Por causa da perseguição decretada por Herodes, fez uma viagem internacional. Foi ao Egito e lá ficou até que a situação se abrandasse.
3. Ao voltar do Egito, foi para “Galil” uma palavra que significa círculo e que compreendia cerca de vinte pequenas localidades. Era aquela região que o rei Salmão ofereceu a Hiran e que foi desprezada por ele como inútil. Era assim o desprezo por “Galil”. Mas exatamente para aquela região foi Jesus mandado. Daí ter sido chamado de Galileu, homem da Galiléia.
4. Antes de sua viagem missionária ao Egito, convém lembrar que ele cumpriu os preceitos da lei do templo, levado por Maria e José.
5. Lucas diz que sua oferta no templo foi a oferta de pobre: Um par de pombas (Lucas 2.24).
6. Jesus voltou para a Galileia e ali:
1) Crescia.
2) Se fortalecia.
3) Se enchia de sabedoria.
4) Crescia em graça diante de Deus.
5) Crescia em graça diante dos homens.
II – O ADOLESCENTE JESUS CRISTO
1. Os judeus consideravam muito a idade dos 12 anos:
1) Foi o tempo quanto Moisés teria deixado a casa de Faraó.
2) Foi a idade de Samuel, quando ouviu a chamada de Deus.
3) Foi a idade quando Salomão revelou sabedoria.
4) Foi a idade quando Josias teve a visão da grande reforma que iria realizar.
2. Aos 12 anos, o menino recebia o reconhecimento de responsável. Era o “hattorah”, ou seja, o filho do Torá ou da lei. Aos 13 anos era o “gadol”. Aos14 anos passava a usar o “tephilin” ou as vestes filacteriais..
3. Aos 5 anos o menino devia já ter estudado o “Mikrá”. Aos 10 anos já teria estudado o “Mishná”, ou seja, o comentário. Aos 13 anos estudava o “Talmude”. Era o tempo quando o adolescente subia ao templo para adorar a Deus. Jesus fez isto.
4. Foi o tempo quando Jesus aprendeu o ofício. Marcos 6.3 diz que ele era carpinteiro. Como e quando aprendeu?
III – O ADOLESCENTE JESUS CRISTO
1. Era submisso ou obediente a seus pais.
2. Crescia em sabedoria, estatura e graça.
3. Jesus não se deixou manchar pelos conceitos do mundo perdido. Não era garoto de rua. Não tinha vícios. Não era impuro na sua mente.
IV – AOS ADOLESCENTES
1. Descobrir o alvo da sua vida.
2. Prestar atenção às realidades espirituais
3. Lembrar que seu corpo é santuário do Espírito Santo.
4. Lembrar que pode útil a alguém.
5. Lembrar que no meio do grupo, você é o crente.
6. No meio da família, você é o crente.