O LOGRO DE UM INVESTIMENTO INÚTIL (Marcos 8:34-38)
Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Rio de Janeiro, em outubro de 1981
O salmista declara: Inútil vos será levantar cedo (Salmo 127:2) Jesus está colocando diante dos seus ouvintes uma questão pertinente e ao mesmo tempo um convite à reflexão: qual o valor de alma? Que tipo de investimento pode o homem fazer com sua alma?
I - HOMENS QUE TENTARAM A CONQUISTA IMPOSSÍVEL
A história deve servir sempre como mestra dos homens. Alexandre, o grande (356 a.C. 323 a.C. conquistou tribos, governos da Macedônia. Marchou adiante e conquistou províncias da Ásia Menor, libertando Caria e cidades da Grécia. Enfrentou e venceu as hostes de Dario, conquistou a Síria e a Fenícia, a Judeia e o Egito. Foi o fundador de Alexandria. Invadiu a Índia e chegou às margens do Oceano Índico. Ai começou a chorar... não tenho mais conquistas. Cansado e desiludido, ao final de todas as conquistas.
Napoleão Bonaparte (1769-1821), Governador de Paris, começou a se expandir. Venceu na Itália, fundou a República Gisalpina, marchou então ao Egito e conquistou Cairo e Alexandria. Bateu os turcos no Monte Tabor; dizimou as tropas da Áustria, mas em 1805 sua esquadra marítima foi vencida por Horátio Nelson (1769-1821) na batalha de Trafalgar, na Inglaterra, mas venceu russos, invadiu a Espanha e Portugal. Prendeu o Papa Pio VII de Roma, verdadeira façanha e repudiou sua esposa, a Imperatriz Josefina de Beauhamais (1763-1814). Conseguiu se unir a outra, Maria Luiza de Haburg-Lorraine (1791-1847). Voltou a invadir a Rússia, mas o inverno enfraqueceu seu ímpeto. Em 1814, abdicou-se. Foi a Elba na tentativa de reorganizar o exército, mas foi vencido na Batalha de Waterloo (1815). Preso foi levado à Ilha de Santa Helena, onde faleceu.
II - A CONQUISTA DO MUNDO NÃO PODE SATISFAZER O HOMEM
1. Conquistar o mundo não isenta de doenças e enfermidades.
2. Conquistar o mundo não resolve o problema de amor e ser amado.
3. Conquistar o mundo não teria jamais sentido permanente.
4. Conquistar o mundo não aquieta a alma nem o espírito.
III - A TRAGÉDIA DE SE PERDER A ALMA
1. Quem perde a alma perde a vida.
2. Quem perde a alma rejeita o amor de Deus, manifesto na vida diária e em Cristo Jesus.
3. Quem perde a alma revela insensatez e descuido. Morre de sede no meio da água cristalina e boa.
IV - POR QUE OS HOMENS SE MOSTRAM TÃO DESCUIDADOS EM RELAÇÃO A ALMA?
1. Pela ilusão das coisas materiais. Muitos não querem seguir a Cristo por causa da loteria esportiva, bebida e fumo.
2. Muitos não querem o Evangelho para sentirem-se livres de cometerem pecados sexuais, de adultério e imoralidade.
A Revista Time, em 15.01.79, conta a história do Xá do Iran, Pérsia, que saiu para o exílio. Homem dos mais ricos do mundo, com o país que desfruta da maior reserva de petróleo. Um especialista em assuntos da Pérsia, declarou: Ele (o Xá) perdeu o contato com o povo, perdeu o controle da inflação, perdeu o diálogo com as autoridades da religião, perdeu o domínio sobre a Polícia Secreta, perdeu o controle de sua própria família e de suas finanças. Só ficou com as Forças Armadas, que não resolveram o problema do País.
Perguntaram ao Xá sobre a sua maior decepção e ele declarou: -- a de ter nascido no mundo.


Comentários