Pregado na Igreja Batista da Tijuca (Rio de Janeiro), hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí ((RJ) em 07.06.1952
Este capítulo começa com convite evangélico e termina com uma abençoada transformação.
Estamos diante de um dos grandes textos da Bíblia e neste texto milhares de sermões têm sido pregados e milhares de pessoas têm sido salvas.
Consideremos algumas das próprias marcas deste grande texto: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto".
I - TEMOS AQUI UM MANDAMENTO - "Buscai ao Senhor".
1. O mundo tem sido caracterizado em sua história por uma busca sem fim. Tomai a história dos homens. Pensai nos "Vikings" de outrora, os homens que, lançando-se no mar em frágeis barcos iam em busca de sensações nunca antes sentidas por outros. Pensai nos portugueses do século XV e XVI que empreendiam as viagens arriscadas em busca de outras terras. Pensai nos heróis portugueses que constituíram um dos mais lindos épicos capítulos de nossa história: a História dos Bandeirantes que deixavam casas, famílias e se embrenhavam pelos caminhos ignotos em busca de ouro e pedras preciosas. Pensai na célebre expedição de Fernão Dias Paes Leme à Serra das Esmeraldas. Quanta caminhada para se buscar esmeraldas que não passavam de pedras sem nenhum valor.
2. Nosso verso não se preocupa com a busca de mera glória; com busca de simples ouro, com busca de simples glória humana. Nosso verso apresenta a suprema busca no supremo convite: "Buscai a Deus"...
1) Não glória.
2) Não simples reformas de códigos.
3) Não às distrações do mundo.
4) Não às religiões da maioria. "Buscai a Deus", não às superstições. Aqui está a suprema busca. Disse um autor moderno: "A diferença fundamental entre a América do Norte e a América do Sul é que a America do Norte foi fundada por homens que buscavam a Deus, enquanto a América do Sul foi colonizada por homens que buscavam ouro. Os homens que buscam a Deus são os verdadeiros construtores do mundo, os heróis da civilização, os verdadeiros felizardos.
Meu amigo, qual tem sido o objetivo da tua vida? "Busca a Deus... busca a Deus... Enquanto tendes tempo, busca a Deus", são as palavras que guardo de uma viagem ao interior do Brasil, quando um grupo humilde cantava a todo tempo esta grande verdade.
II - A URGÊNCIA DO CONVITE E O PERIGO DO ATRASO
1. "Enquanto se pode achar". As companhias de aviação exigem de seus passageiros 30 minutos de antecedência no aeroporto. Um amigo meu contava-me, outro dia, como chegara na hora, isto é, antes do avião sair, mas sem possibilidade de embarcar. O grande convite de Deus traz esta mesma advertência: "Enquanto se pode achar...". Não espereis até que seja tarde de mais.
Dr. George W. Truett – (1867-1944), conta de uma experiência que teve com um patrício seu: "Eu sei que resisti demais. Eu sempre disse amanhã, amanhã... e agora sinto que é tarde demais". O grande pregador terminou antes o sermão. Foi ao seu encontro e por duas longas horas trabalhou com ele. Mas sua resposta era sempre a mesma: "Eu vi muitos serem salvos; eu ouvi muitas vezes mas rejeitei sempre, agora não posso mais sentir em meu coração o amor de Deus". E depois de todo o esforço do pregador, a última frase que ouviu do homem foi: "Senhor, eu sei que estou perdido, mas nada há mais que posa fazer"... Sua cruz, tarde, tarde, tarde...
2. Conheceis a história de Sansão o homem da força descomunal. Houve um dia quando tentou quebrar os laços que o prendiam, mas faltou-lhe força. E foi a sua derrota.
3. Em Lucas 19.41, Jesus é nos apresentado a chorar. Por quê? Por causa da cidade que não soube buscá-lo enquanto era tempo. E as hostes de Tito cumpriram a profecia do Senhor.
4. Agora podeis buscar a Deus. Agora tendes oportunidades. Buscai-o agora. "Águas passadas não movem o moinho". Se perderdes hoje a oportunidade, não culpeis a Deus.
III - O CONVITE TRAZ CONSIGO UMA ORIENTAÇÃO - "Invocai-o enquanto está perto".
1. A oração é a arma mais poderosa que Deus colocou ao alcance do homem. O livro dos salmos está cheio da expressão: "invoquei-o e ele me livrou... na minha angústia clamei ao Senhor e ele me ouviu" - Salmo 120.1. Daniel invocou a Deus nos momentos mais tristes de sua vida. Deus o ajudou. Na mais linda das parábolas de Jesus, temos aquela célebre invocação: "Pai, pequei...", Lucas 15.18-19.
2. Notai a oração do publicano perdoado. Não podia dizer outra coisa senão: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador...". (Lucas 18.9-14). E disse Jesus que aquele homem foi justificado para casa.
3. Invocai-O agora, enquanto está perto. Agora é a vossa oportunidade. Durante a Batalha de Gettysburg - Estados Unido, Guerra da Sucessão – (1-3 de Julho de 1863), o capelão e o cirurgião iam passando, quando viram um jovem ferido. Para que vê-lo, exclamou o cirurgião; não há mais esperança para ele. Mas o capelão parou e disse: "quero apenas vê-lo. Lá estava o moço que perdera muito sangue... Mas ainda assim o capelão pôde perceber uma palavra: Presente... Perguntou-lhe, então: Por que diz presente? Em voz sumida o moribundo disse as últimas palavras de sua vida: Porque no céu chamaram e eu simplesmente respondi, presente.
Meus amigos: quereis dizer presente ao chamado de Deus nesta hora quando ele está perto?
Comments