O ENIGMA DE SANSÃO (Juízes 14)
- Pastor David Gomes
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Pregado em 23.01.73
Deixarei belos pensamentos de ordem devocional para o nosso estudo. Quero que esta hora seja elevada e grande e o será para todos quantos se dispuserem a deixar que seja pela ação individual do Espírito Santo de Deus.
I – UM LEÃO NO CAMINHO DO HEROI DA FÉ
1. Sansão em companhia dos pais para um evento marcante, noivado e casamento.
2. Sansão sai do caminho... talvez energia demais... poderia alcançar os pais.
3. Um leão no seu caminho... Davi teve um no seu caminho (1Samuel 17,34). Dois profetas desobedientes (1Reis 13.24; 20.36).
4. Há um leão no caminho de todo aquele que se dispuser fazer a vontade de Deus (1Pedro 5.8). Igrejas mais espirituais marcadas por problemas ocasionais. Proximidade de Deus, aumento de pressão demoníaca.
II – COMO O HERÓI DA FÉ REAGE AO ATAQUE DO LEÃO
1. Ele vence o leão.
2. Ele guarda segredo daquilo que conquistou, fazendo santo segredo da experiência.
3. Ele prossegue no seu caminho, sem desistir do que pretendia.
III – BÊNÇÃOS QUE ADVIERAM DA LUTA COM UM LEÃO
1. Algum tempo depois... Quanto? Sansão volta ao lugar para agradecer seu livramento. Temos o dever de voltar ao lugar das nossas bênçãos.
2. Descobre que o mal transformou-se em bem, como em José (Gênesis 50.20). Mel saia de uma carcaça, mas Sansão o usou... Do sepulcro da humilhação de Jesus saiu o mel da nossa justificação. Sansão enfrentou as abelhas para tirar o mel. Nada de comodismo.
3. Sansão distribui o mel com outros.
4. O herói da fé confunde os seus inimigos valendo-se da experiência do seu grande susto. Deus tinha lhe dado um leão jovem, preparando-o para enfrentar o grande leão dos Filisteus.
5. Deus tirou bens da estranha fonte de um ataque inesperado. O mel de leões é o melhor. Uma provação de dor pode gerar doçura inigualável. Podemos construir das cinzas da nossa dor.
IV – LEÕES MODERNOS COM DESAFIOS PARA NÓS
Indisfarçáveis os problemas. Redator do nosso jornal pede orações. Editorial de uma das nossas principais revistas: “Os que pregam discórdias... os profetas do esvaziamento denominacional... Não há lugar para derrotistas”. São leões que nos assustam. Crise em uma das nossas mais queridas instituições...
O IBGE a dizer-nos que não estamos progredindo em números. Por que tais problemas? Tais leões são desafios para nós.
Comments