top of page

O CRISTO QUE ANUNCIAMOS (João 4.1-9; 28; 30; 39-42)

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí, em 21.11.1948


Existem vários cristos. O das telas pintadas por alguns gênios medievais, sem terem tido conhecimento de Cristo pelo novo nascimento e que pintam um cristo afeminado. É o "meigo nazareno sem autoridade no olhar e sem poder.

Existe o cristo que multidões levam em andores, que penduram no pescoço, que colocam em cordões. Temos o cristo falso que serve de capa para ambições políticas. O cristo fariseu, manipulado pelos fariseus.

Os Evangelhos nos mostram um Cristo poderoso e forte; justo, mas amoroso, rígido, mas compreensivo. Paulo fala deste Cristo que é poderoso para guardar seu depósito e dar-lhe a coroa...


I - O CRISTO QUE VOS ANUNCIO DESFAZ INIMIZADES

1. A inimizade de João 4 era seis vezes secular. Desde a divisão do Reino e invasão dos samaritanos. A idolatria foi crescendo no Reino do Norte e aumentando a divisão. Samaritanos recusaram participar na reconstrução do templo. Até discípulos participavam daquela briga, Lucas 9.54.

Nenhuma convenção ou tratado pôs fim aquilo. Agora, o Mestre fatigado chega ao poço e lhe é negada água. Mas Cristo desfaz a barreira, tira a inimizade... Efésios 2.14.

2. Maravilhoso que contagiou com o mesmo espírito de amor, Atos 8.

3. O Cristo dos Evangelhos desfaz barreiras raciais. No Congresso da Aliança Batista Mundial, Atlanta-USA, mais de 100 nações entoando o hino 60 do Cantor Cristão "Saudai o nome de Jesus"; quando o China e Japão estavam em guerra, japoneses e chineses cantaram juntos o hino.

4. O Cristo dos Evangelhos torna possível a amizade que sepulta a inimizade. O pecador em Cristo não é filho da ira, mas filho de Deus pela fé.


II - O CRISTO DOS EVANGELHOS DESPERTA DESEJOS NOBRES

Paulo ajudou matar Estevão - Atos 7.54..., mas saiu de Damasco pregando amor. Os samaritanos do nosso texto pediram que Jesus ficasse com eles. Queremos um judeu por hóspede. Jesus despertou neles três desejos principais: 1) Humildade: Rogaram-lhe... nada de arrogância... A honra é precedida da humildade. 2) Crença... creram nele... a vontade do Pai é que creiais naquele que me enviou.., crer em Jesus é alegrar a anjos e a Deus. 3) O desejo da sua companhia..., o homem que busca a companhia de Cristo abandona os maus servos, deixa as tabernas, larga a imoralidade, purifica seus desejos.


III - O CRISTO DOS EVANGELHOS ATENDE E SALVA PECADORES

1. Ficou ali dois dias, mais do que pediram... pedi e recebereis... não importa o passado de ódio... ficou para salvar.

2. Muitos creram nele por causa dele mesmo. Começou o exército... Jesus não foi simples homem... Napoleão, Carlos Magno conquistou pelo poder da espada; Jesus conquistou pelo poder do amor. Hoje haveria hesitações em milhares de morrer por Ele.

Dr. S. D. Gordon - 1859-1936, conta de uma crente fiel e fervorosa que foi atacada de arteriosclerose. Esqueceu o muito que sabia de cor da Bíblia, mas guardou: "Eu sei quem tenho crido... mas foi se esquecendo das palavras... chegou o dia da sua morte... viram que movia os lábios... foram tentar ouvir e ela repetia apenas a expressão "Ele é Poderoso". Tudo o mais foi para o esquecimento, mas Jesus e o seu poder permaneceram.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page