top of page

O CAMINHO PARA A GRANDEZA: A ARTE DE CONQUISTAR A GRANDEZA (Lucas 17.1-10)

Há muitas frustrações no mundo porque existe pouco amor. Aarão e Miriam lutaram contra Moisés por causa do ciúme e desejo de grandeza. Número 12 é um exemplo digno de ser lido e meditado.

A fome do poderio precisa estudada tendo em vista preparar o homem para a sua verdadeira realização. - Mateus 20.25-28; Marcos 10.42-45; Lucas 22.24.


I - ALGUNS CHEGAM À GRANDEZA PELA SORTE

Byll Myers, um batista do Estado do Texas estava em casa, nas proximidades do Palácio do Governo Estadual, quando mataram Kennedy, em Dallas. Tomou seu avião e foi ver o que podia fazer. Encontrou um conhecido de muitos anos, Lyndon B. Jonhson, Vice-Presidente, que o convidou logo para Chefe de sua Casa Civil.

Há ocasiões quando um encontro inesperado dá ao homem a maior oportunidade de sua vida. Temos aqui a necessidade de se estar preparado para receber e preparado para cumprir a missão com eficiência.

Um médico do Estado da Bahia dizia sempre às suas irmãs: Estudem, minhas irmãs... preparem-se para as circunstâncias do futuro. Sejam donas de si mesmas de modo a nunca ficarem na dependência de um casamento.


II - ALGUNS CHEGAM À GRANDEZA PELA ASTÚCIA

1. Fala-se propaganda de si mesmo.

2. Conivências políticas.

3. Astúcia e maldade em planejamento. A história de grandes caudilhos, no sentido de dominação é a história de astúcia. Adolph Hitler e Benito Mussolini são exemplos recentes.


III - A UNICA E VERDADEIRA GRANDEZA

1. Vida irrepreensível – 2 Coríntios 4.2 - Fidelidade.

2. Análise própria, avaliação - "olhai por vós mesmos" - Lucas 21.34.

3. Espírito perdoador. Perdoar os penitentes e os impenitentes. Cavalheiros Ingleses em guerra mútua. Um deles jurou matar o outro que passaria à sua porta. Seu Capelão instou para que fizesse isso, mas em vão. O obreiro pediu que o Duque consentisse em acompanhá-lo à Capela. Oração do Pai Nosso com repetição pelo Conde. Não orou o "perdoa-nos e o capelão requereu. Negou fazê-lo. O Capelão levantou-se e declarou: "Em saindo deixo o Conde para o acerto com Deus no dia do juízo. Pois o não perdoar ao inimigo será cancelar o seu próprio perdão". O Duque voltou atrás.

4. A verdadeira grandeza nasce com o aumento da fé. Os apóstolos pediram mais fé.

5. Consciência certa do valor pessoal. Paranóia ou paranóide. Alguns classificam como loucura, mas não chega a ser. É o estado mental de quem se julga mais do que realmente é. Alguns perturbados pela cultura excessiva no sistema autodidata. Outros portaram desvios de personalidade - Número 11.24-38.

Sempre esperando um elogio, sempre se desculpando dos erros, sempre se supervalorizando.

Jesus coloca a humildade na base da verdadeira grandeza. Somos servos inúteis e não esperamos recompensa.

Baruch era um homem preparado, irmão de Serais, influente no Governo esperava posição elevada. Desapontou-se .

João Duque da Saxonia. Rebelião contra ele respondeu: "Não sofrerei se descer. Poucos cavalos e equipamentos simples não alteram minha vida".

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page