top of page
Logo_DG_deitada.png

O CAMINHO MAIS EXCELENTE (1 Coríntios 13)

  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andarai – Rio de Janeiro (RJ) em 21.05.1953

Estamos no mês da família e, mais ainda, no domingo tradicional da família. Aqui estamos nós homens e mulheres e nossos filhos e nossas filhas. Olhando para nossos lares não haverá um de nós sequer que não reconheça suas próprias falhas. Mas, apesar das falhas de alguém o amor nos  tem mantido juntos. Há ocasiões quando os corações param de pulsar por um instante. É uma contrariedade, uma dor, um desapontamento. Todavia, pelo caminho mais excelente continuam a viver juntos e juntos passarmos as mesmas experiências.

I - ALGUNS CAMINHOS EXCELENTES

No capítulo 12 de 1Coríntios, o apóstolo nos apresenta alguns caminhos excelentes. Mire mo-los.

1. É caminho excelente o caminho dos dons espirituais.

    1) É bom ter o dom de conhecimento e a capacidade de aconselhar . Sabiamente, preceitua o apóstolo. Todos precisamos orientação e há pessoas que são sábias sem orientar.

 

    2) É bom ser homem de fé, daquela fé que confia em Deus sem desfalecimento. É bom possuir o dom de interceder pela cura e pela felicidade de outros.

  

3) O apóstolo fala também daqueles cujo dom primordial é de pregação do evangelho. O homem deve ser salvo pela loucura da pregação. Como ouvirão sem pregador? É uma pergunta altamente significativa.

 

     4) Paulo fala ainda da capacidade de discernir os espíritos que existem  em muitos.

 

     5) Por fim,  o apóstolo fala do dom de línguas bem como do dom de interpretar. Todos esses dons constituem um caminho excelente

 

2. É excelente o caminho da cooperação cristã. A Bíblia exalta sempre a fraternidade da Humanidade. Na igreja de Corinto, havia um grande problema de desunião entre irmãos. Para isto, Paulo exalta o dever e privilégio da cooperação. Que ninguém sentisse ofensa na sabedoria ou dom de seu irmão, mas que todos  trabalhassem unidos  no mesmo espírito.

II - O CAMINHO MAIS EXCELENTE

O caminho mais excelente é o caminho do amor. Para ele, corações, lares, vidas são transformados. Dele falamos na Escola Bíblica Dominical e dele vamos falar ainda mais neste domingo da família. Porque se amarmos realmente então conquistaremos .

III - O AMOR É O CAMINHO MAIS EXCELENTE NA VIDA DA IGREJA

Uma igreja tem leis, regulamentos, disciplina. Mas nenhuma dessas leis e regulamentos pode anular ou diminuir a importância do amor. Uma igreja que possa excluir alguns de seus membros sem lágrimas nos olhos, já perdeu o amor que impulsionou o Divino Senhor.

Sendo todos esses caminhos tão bons e tão proveitosos, todavia, há uma estrada real. Há um caminho mais excelente. As outras são estradas de cascalho à vista do asfalto brilhante do caminho do amor. O amor é o caminho mais excelente.

1. É mais excelente porque procede do ideal de Cristo para os seus filhos. Jesus disse: Amarás a teu próximo como a ti mesmo". Amai a vossos inimigos. Amarás pois o Senhor teu Deus. Amai-vos uns aos outros.

2. Porque o amor transcende em profundidade tendo qualquer dom. O amor valoriza, o dom, tornando-o efetivo. O mundo tem tido enfermeiras e enfermeiros aos milhares. Mas não se pode falar em enfermeiras sem mencionar Florence Nightingale (1820-1910) . O mundo tem muitos médicos, mas poucos são aqueles que permanecem na lembrança.

3. Porque o amor faz aquilo que nada mais consegue fazer ou realizar. O amor perdoa; o amor esquece. Vimos na mensagem de domingo passado o poder do amor na vida de um rei que, mesmo perseguido pelo filho, o amava e por ele clamava.

4. O amor é o caminho mais excelente porque ele continuará conosco além do véu. Ao atingirmos não mais esperamos. Ao atingirmos não mais precisaremos da "prova das quais as que não se vêem". Ao atingirmos amaremos muito mais aquele que nos amou.

IV - O AMOR É O MAIS EXCELENTE EM TODAS AS ESFERAS DA VIDA

1. Esta semana, um dos responsáveis pelo abastecimento da cidade foi ameaçado por causa do caso dos caminhões-feira. Se viessem cumprir as ameaças, disse pelo microfone, os desafiaria à bala. Pelo amor conseguiria muito mais.

2. Que seria dos serviços públicos do Brasil, se fossem realizados pelo amor e não por simples ambição de ganho? Que seria do comércio, da indústria? Que seria de todo os trabalhos da igreja, se fossem realizados pelo amor mais profundo , mais maravilhoso. O amor não guarda livro de notas nas relações da igreja. O amor não folga pelo mal em silêncio, mas exulta em conjunto pela vitória.

 
 
 
Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos de Gratidão

Créditos e Gratidão

bottom of page