top of page

NAUM E HABACUQUE CASTIGO E AVIVAMENTO

Naum profetizou depois de Jonas e Nínive que então se arrependera e voltou aos caminhos do pecado. E Deus voltou a dizer que "o salário do pecado seria a morte da cidade". Naum foi seu profeta.

Naum significa consolação. E muitos julgam ter sido um profeta nascido na Galiéia. Possivelmente teria sido filho do cativeiro. Sua profecia veio um século mais tarde que a de Jonas.

Destaques do profeta:

I - A IRA E A MISERICÓRDIA DE DEUS - Naum -  capítulo 1.

Dizem os hebraístas que estamos diante de um dos mais belos trabalho de linguagem, quanto a estilo e correção.

1. As figuras se sucedem: Deus está irado. Deus é misericordioso. Deus toma vingança. Deus é Poderoso.  Duas belas figuras aparecem nos versos 2 e 3: "O Senhor tem o seu caminho na tormenta e as nuvens são o pó dos seus pés; ele repreende o mar e o faz secar".

2. O Deus que é assim poderoso sobre a natureza, de modo igual há de ser rigoroso para os pecadores que O desprezam - verso 6.

3. Não obstante, o Senhor é bom - verso 7.

II - CAMINHOS DA IRA DE DEUS

"O destruidor sobe contra ti, Nínive - 2.1". Verso 2: "O Senhor restaura ".

1.    A glória de Jacó , como a glória de Israel – (verso 7).  Está decretado. Toda a profecia é clara demais, mas as evidências são de desprezo ao profeta.

De acordo com historiadores, a queda de Nínive ocorreu no ano 625 e, então,se cumpriu – (2.13). Nínive recusou aceitar os desafios de Deus. Em 3.12, o profeta declara: "Tuas fortalezas são como figueiras com figos temporãos; tuas tropas como mulheres (verso 13)  mas a Assíria não acreditou e esperou o tempo da destruição.

2.    As advertências de Deus são para os pecadores de hoje.

Em La porte, Texas - Estados Unidos, há alguns anos um incrédulo zombador foi ao seu clube preferido numa noite de sábado e encontrou uma grande reunião de pregação do Evangelho. Zombou o mais que conseguiu da reunião e saiu na direção de um bar, onde enquanto bebia zombava de Deus. Passadas algumas horas, foi acometido de raiva infernal; correu na direção do Pier da cidade e lançou-se ao mar. A maré estava baixa e sua cabeça foi contra a rocha, partindo-se totalmente. Teve morte instantânea.

III - OS CONSELHOS DE DEUS SÃO TAMBÉM PARA OS HOMENS DE HOJE

 

3.14 - "Fortifica tuas fortalezas, era as palavras do rei da Assíria". Mas Deus destruiu as suas fortalezas e arrasou as suas possessões.

I - HABACUQUE O PROFETA DO AVIVAMENTO E DA FÉ

O difícil problema do profeta.

1. Orações sem respostas - verso 2. Era o clamor, mas Deus não ouvia. Habacuque tinha o drama de um sofrimento comum para muitos.

2. Pecado ante seus olhos, como afronta - verso 2.

3. Opressão e violência sem punição - verso 3.

4. A lei sem ser cumprida - verso 4.

5. Os injustos dominavam sem castigo . O poder para seu Deus - verso 11.

Mas, ainda assim eram vitoriosos, enquanto o profeta sofria as dores.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page