MULHERES QUE SERVIRAM A JESUS COM SUA SUBSTÂNCIA (Lucas 8.1-4)

Jesus ia mudar o rumo do seu ministério. Passaria a uma intensidade maior. O texto nos mostra Jesus preocupado em atingir cidades e vilas da Galileia. Era um tipo de "Cruzada Evangelística", para a qual convidara os doze para formarem sua equipe. Era o tempo de corridas, com uma pregação contínua do Evangelho.

Uma equipe de mulheres se formou para ajudá-lo. Elas resolveram consagrar ao ministério de Jesus a sua própria substância material; suas economias pessoais, declara um dos textos.


I - IDENTIFICANDO AS SANTAS MULHERES

1. Maria Madalena, possivelmente rica e festejada. Madalena seria uma das maiores testemunhas do Senhor Jesus, sempre preocupada com seu bem estar. Alguns a identificam pelo local do seu nascimento: Magdala.

2. Susana. O nome Susana significa lírio. Aparece na literatura Apócrifa com uma das mais belas histórias de pureza pessoal e de verdade sincera de que tem notícia.

3. Joana, mulher de Antipas, tetrarca da Galileia . Homem pagão e mau. Mas Joana mantinha sua fé. Joana representava Jesus no ambiente mais difícil.

4. Outras mulheres: Quem seriam elas? Eram senhoras que serviam no anonimato, sem desejar que seus nomes aparecessem.


II - RAZÕES PARA O SEU SANTO SERVIÇO

1. Dois tipos de benefícios tinham sido provados por aquelas fiéis seguidoras. No primeiro grupo as que foram livres de demônios. Eram nervosas, agitadas, sofredoras. De Madalena, Marcos declara que Jesus havia expelido sete demônios (Marcos 16.9). Era uma casta em um mesmo corpo. Aquela mulher sabia na sua experiência o significado do milagre de Deus.

2. Joana e Susana não deixaram registros da sua experiência. Alguns identificam o filho do régulo de João 4.46 como sendo seu filho, mas não temos base para tanto. Foram curadas de enfermidades. Sobretudo foram curadas dos seus pecados.

3. Aquelas mulheres queriam homenagear a Jesus. Elas sabiam o significado da sua própria salvação e a desejam proclamar a outros, valendo-se da boca do próprio Jesus.


III - MULHERES SANTAS NO MUNDO DE HOJE

1. Li há dias o relatório de um pastor sobre o número de refeições servidas em um ano em sua igreja nos Estados Unidos. Quantos almoços e jantares nossas mulheres já serviram?

2. Mas, pensemos um pouco além: Qual estará sendo o ministério espiritual de nossas irmãs? Estas estavam ao lado de Jesus para ajudar no trato com as almas.

3. Em nossa campanha "Meu Fruto Para Jesus", qual o trabalho das mulheres da Igreja Batista da Esperança?

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: