top of page

MINHAS MÃOS E O SERVIÇO DE DEUS (Êxodo 4.2; João 10.28; 20.27)

Sermão pregado em 26.10.1983

 

As mãos, disse alguém, representam o órgão executivo da alma. As mãos completam o que dizemos. Revelam o que somos. As mãos expressam amizade, respeito, desrespeito. Existe um mundo em nossas mãos e ao alcance delas.

 

I - A ANATOMIA DE NOSSAS MÃOS SUAS ENORMES POSSIBILIDADES

Temos 27 ossos, sendo que o polegar é o comandante das mãos. Se alguém se imagina sem o polegar vai descobrir que não poderá segurar as coisas. Há 60 músculos,  ou melhor, 30 pares de músculos nas mãos. Por meio desses músculos os movimentos das mãos são articulados.

A mão, dizem os anatomistas, é o mais versátil de todos os componentes do corpo. Ela é forte e flexível ao mesmo tempo. É leve mas potente. As mãos são instrumentos de defesa.

A Anatomia estuda as mãos do morcego, dos pássaros, da baleia; cada uma delas com função específica. As mãos do morcego seguram suas asas e assim por diante.

As mãos são instrumento do cérebro. O cultivo do solo, as construções, a escultura, a pintura, o uso de instrumentos, tudo está sujeito e na dependência das mãos. Que valor temos dado às nossas mãos?

 

II - AS MÃOS MARAVILHOSAS DE JESUS

1. Mãos calejadas pela honra do trabalho. Alguém deixou escrito que Jesus se especializou em construir jugos. Por sobre as  portas da carpintaria de José havia um jugo em mostruário.

2. As mãos que saram, que curam. A sogra de Pedro com febre que cedeu ante o toque de Jesus – (Marcos 1.29-45); O leproso – (Mateus 8.3); tocou os olhos do cego – (Mateus 9.29); tocou o ouvido do surdo – (Mateus 7.31-37); tocou o caixão e o filho da viúva de Naim se levantou – (Lucas 7.11-17).

3. As mãos sofredoras. O corpo de David Livingston – (1813-1873), foi identificado por uma mão que fora quebrada pela fúria de um leão. Certo artista preparou o retrato de Cristo, mas faltava inspiração para sua mão. Ele queria que a mão fosse mais expressiva. Mas precisam ser mãos sofredoras. Certa vez viu um homem que se atirou para salvar uma criança da fúria de um veículo e teve as mãos feridas, inchadas, marcadas pela dor. Agora, disse, encontrei as mãos de Cristo.

4. As mãos que intercedem. "Ninguém os arrebatará da minha mão" - João 10.28-29. Ela está à direita de Deus, intercedendo por nós - Lucas 4.40 - Mãos em cada um deles.


III - AS MÃOS DOS HOMENS

1. Gênesis 3.22 - Primeira vez que se fala em mãos. Deus na sua misericórdia impede ao homem comer da árvore da vida no seu pecado.

2. Gênesis 4.11 - A terra se abriu para receber o sangue que Caim derramou.

3. Gênesis 9.2 - Que se move sobre a terra entregue dos homens.

4.Gênesis 14.22 - Levanto as minhas mãos para Deus.

5. Êxodo 4.2 - Moisés diante de Deus: Que tens em tua mão? Uma vara...

6. Gênesis 48.13 - Bênção de Efraim e Manassés.


IV - AS MÃOS DE CADA UM DE NÓS

As mãos das senhoras e moças da igreja.

As mãos dos homens da igreja.

Mãos que seguram talentos vários; as mãos que dedilham o piano, que tocam os instrumentos.

Mãos ágeis; as mãos dos diáconos; dos pregadores; as mãos das crianças; as mãos calosas; mãos que seguram chaves que movem os automóveis; que assinam escrituras; títulos de propriedades, etc.

As mãos de Deus - Isaias 53.10; 59.1; 65.2; 66:14.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page