MENSAGEM DE UM HOMEM CONTENTE (Filipenses 4.12)

Pregado em 1968


Os jornais exaltam a insatisfação do mundo. Os suicídios ilustram o desespero de muitos homens. O aumento inusitado de bêbados prova que aumenta o número dos que procuram fuga na bebida. A carta aos Filipenses traz-nos imensas lições. Como dito de outras vezes, saiu da prisão para ensinar-nos nos dias de hoje.


I - PAULO, O PRISIONEIRO FELIZ

1. Paulo estava preso por ordem de Cesar. Aliás, sua entrada em Filipos foi marcada por sua prisão, ao mesmo tempo pelo cântico dos hinos à meia noite, ao lado de Silas.

2. Paulo menciona a palavra alegria catorze vezes na epístola. Esta é a carta do preso que sorri: "Porque pude anunciar o evangelho a toda a guarda pretroriana". Cada um que vinha vigiá-lo ouvia o evangelho. Sua glória era imensa em ter bastante para comer, em poder contar , ao menos com Timóteo, entre os fiéis.

3. Mas sua alegria maior estava em Jesus, cujo nome ele repete 40 vezes na epístola.


II - NOSSA SOCIEDADE COMO A SOCIEDADE INFELIZ

1. As passeatas não se dão no Brasil, mas ao redor do mundo. A palavra protesto faz parte das notícias e dos comentários.

2. Os assaltos se multiplicam de formas e maneiras. As prisões estão superlotadas.

3. Em comentário atual, declarou um dos expoentes de nossa inteligência: "Alguns conspiram contra o poder constituído. Outros lamentam-se de forma diferente: A praia não lhe serve, não basta. A escola nada lhes dá. Alguns procuram ideologias, como se fora ar para .os pulmões. Alguns querem aprender de fato para não ficarem como o paizinho que dá a ideia de quem sabe, mas sem saber. Uns se orgulham dos pais que vivem bem, outros não. Whisk, caninha, algum pó que procuram, mas que não os satisfazem" (Gilberto Amado - Correio da Manhã - 17.8.68). Prossegue ainda o mesmo autor: "Uma geração ri do que faz a outra chorar. O prestígio do passado decaiu. Tudo mudou e hoje o melhor que o filho pode fazer é ser diferente do pai".


III - SATISFAÇÃO PERFEITA EM CRISTO

Satisfação, no dicionário, é: contente, suficiente em si mesmo

1 Quando Paulo se encontrou só na primeira defesa; não fiquei só, porque Jesus assistiu-me.

2. Quando Paulo recebeu a sentença de morte, pode dizer com toda convicção: "Combati o bom combate"...

3. Cristo prova, destarte, como um auxílio presente nos momentos de alegria, quanto nos momentos de provações e dificuldades.

4. Paulo tinha alegria em viver, alegria em servir, alegria em testemunhar, alegria quando em sofrimento e alegria às portas da morte.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: