top of page

LAODICEIA A IGREJA DA PORTA FECHADA (Apocalipse 3.14)

Pregado na Igreja Batista da Esperança (RJ) Centro do RJ em 10.08.1969.

 

Vimos na mensagem matutina algo sobre a cidade de Laodiceia e seu comércio, sua riqueza e o amor que a ela devotava o grande apóstolo Paulo. Todavia, essa igreja sem elogios, era a igreja da porta fechada. Contrastava com Filadélfia, a igreja das portas abertas.

 

I - POR QUE A PORTA DE LAODICEIA ESTAVA FECHADA?

1. Porque a igreja era indiferente. Declaração da África: A igreja tem que se adaptar à sociedade. Talvez demais.

2. Porque era orgulhosa. Estado de espírito.

3. Porque desconhecia seu próprio estado.

 

II - O CAMINHO DA SUA RECUPERAÇÃO

1. Volta a Jesus.

2. Apropriação das ofertas de Jesus.

3. Zelo e arrependimento.

4. Um coração aberto, voluntariamente.

 

III - PROMESSAS DO AMOR DE CRISTO

1. Entrar no coração que se abre.

2. Participar com o crente, como hóspede de um concerto de sal, concerto eterno.

3. Oferecimento do trono para que nele se assente o que for fiel.

Só a religião de Jesus nos apresenta um Deus que procura o pecador. Donald Baillei  no livro "Out of Nazareth", declara que nenhum sistema religioso apresenta um Deus que procura pelo homem. Já é demais pensarmos num Deus que recebe pecadores, que perdoa pecadores, que oferece salvação a pecadores.

Com ele cearei. Os judeus tinham três refeições. A primeira o café simples da manhã - Ákratisma. O almoço que vai na marmita que é comido no trabalho. Uma refeição ligeira - Aristom. A Ceia a refeição principal. Era a refeição sem pressa. O homem que diante do problema do dia, que recebe amigo, que faz de amigos participantes - Deipnon.

 

IV - LAODICEIA A IGREJA SEM ELOGIOS- Ap 3:14

Havia seis cidades com este nome. Laodiceia de Lycus foi fundada por Antioco da Síria, que lhe deu o nome da sua esposa. Era um dos pontos estratégicos do comércio do tempo, no caminho para a Síria. A cidade serviu como fortaleza por algum tempo, mas lutou com o problema da escassez de água que era captada fora do seu perímetro . Os romanos foram os verdadeiros descobridores de Laodiceia e a fizeram uma cidade de grande distinção. Centro bancário e manufatureiro, roupas.

 

V - LAODICEIA IGREJA AMADA POR PAULO

1. Por ela, ele orava - Colossenses 2.1-2; 4.12-13. Epafras era homem de oração e dedicava suas orações a Laodiceia.

2. De Laodiceia o apóstolo se lembrava - 4.15.

3. A Laodiceia tinha interesse de enviar a carta do seu coração - 4.16. Paulo compreendia que o problema da prosperidade havia de ferir a igreja. Por isso fala do seu desejo de que a igreja provasse as riquezas verdadeiras, do amor de Deus - 2.2.

 

VI - LAODICEIA, SAUDAÇÕES DE JESUS

1. Isto diz o amém; assim seja; aquele que é incapaz de fracassar, impedido de falhar. A palavra amém dá a ideia de nutrição por meio de alimento. Dá a ideia de genuinidade. Jesus é o amém, a verdade.

2. Autoridade de criador.

3. Fonte de Vida. A uma igreja amortecida pela riqueza, apresenta-se a fonte da vida.

 

VII - LAODICEIA, O QUE PENSAVA SER E O QUE ERA

1. Por que dizes... mas não sabes.

2. Igreja em situação impossível: neutra. No Cristianismo  não podemos ser neutros em relação a Jesus. Somente positivamente a seu favor.

O Exército da Salvação, sem dúvida um dos maiores movimentos evangelísticos modernos, teve início, quando William Booth – (1829-1912), pregador inglês, ouviu de um inglês o desafio: "Se eu cresse o que os cristãos dizem que crêem, não descansaria dia e noite, mas falaria a todos os homens da minha crença".

 

VIII - SUGESTÕES PARA A VIDA

1. Impossibilidade de sermos mornos.

2. O castigo a quem Jesus ama.

3. O trono a vencedores que O esperam.

Comments


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page