Pregado na Igreja Batista da Esperança (RJ) Centro do RJ em 10.08.1969.
Vimos na mensagem matutina algo sobre a cidade de Laodiceia e seu comércio, sua riqueza e o amor que a ela devotava o grande apóstolo Paulo. Todavia, essa igreja sem elogios, era a igreja da porta fechada. Contrastava com Filadélfia, a igreja das portas abertas.
I - POR QUE A PORTA DE LAODICEIA ESTAVA FECHADA?
1. Porque a igreja era indiferente. Declaração da África: A igreja tem que se adaptar à sociedade. Talvez demais.
2. Porque era orgulhosa. Estado de espírito.
3. Porque desconhecia seu próprio estado.
II - O CAMINHO DA SUA RECUPERAÇÃO
1. Volta a Jesus.
2. Apropriação das ofertas de Jesus.
3. Zelo e arrependimento.
4. Um coração aberto, voluntariamente.
III - PROMESSAS DO AMOR DE CRISTO
1. Entrar no coração que se abre.
2. Participar com o crente, como hóspede de um concerto de sal, concerto eterno.
3. Oferecimento do trono para que nele se assente o que for fiel.
Só a religião de Jesus nos apresenta um Deus que procura o pecador. Donald Baillei no livro "Out of Nazareth", declara que nenhum sistema religioso apresenta um Deus que procura pelo homem. Já é demais pensarmos num Deus que recebe pecadores, que perdoa pecadores, que oferece salvação a pecadores.
Com ele cearei. Os judeus tinham três refeições. A primeira o café simples da manhã - Ákratisma. O almoço que vai na marmita que é comido no trabalho. Uma refeição ligeira - Aristom. A Ceia a refeição principal. Era a refeição sem pressa. O homem que diante do problema do dia, que recebe amigo, que faz de amigos participantes - Deipnon.
IV - LAODICEIA A IGREJA SEM ELOGIOS- Ap 3:14
Havia seis cidades com este nome. Laodiceia de Lycus foi fundada por Antioco da Síria, que lhe deu o nome da sua esposa. Era um dos pontos estratégicos do comércio do tempo, no caminho para a Síria. A cidade serviu como fortaleza por algum tempo, mas lutou com o problema da escassez de água que era captada fora do seu perímetro . Os romanos foram os verdadeiros descobridores de Laodiceia e a fizeram uma cidade de grande distinção. Centro bancário e manufatureiro, roupas.
V - LAODICEIA IGREJA AMADA POR PAULO
1. Por ela, ele orava - Colossenses 2.1-2; 4.12-13. Epafras era homem de oração e dedicava suas orações a Laodiceia.
2. De Laodiceia o apóstolo se lembrava - 4.15.
3. A Laodiceia tinha interesse de enviar a carta do seu coração - 4.16. Paulo compreendia que o problema da prosperidade havia de ferir a igreja. Por isso fala do seu desejo de que a igreja provasse as riquezas verdadeiras, do amor de Deus - 2.2.
VI - LAODICEIA, SAUDAÇÕES DE JESUS
1. Isto diz o amém; assim seja; aquele que é incapaz de fracassar, impedido de falhar. A palavra amém dá a ideia de nutrição por meio de alimento. Dá a ideia de genuinidade. Jesus é o amém, a verdade.
2. Autoridade de criador.
3. Fonte de Vida. A uma igreja amortecida pela riqueza, apresenta-se a fonte da vida.
VII - LAODICEIA, O QUE PENSAVA SER E O QUE ERA
1. Por que dizes... mas não sabes.
2. Igreja em situação impossível: neutra. No Cristianismo não podemos ser neutros em relação a Jesus. Somente positivamente a seu favor.
O Exército da Salvação, sem dúvida um dos maiores movimentos evangelísticos modernos, teve início, quando William Booth – (1829-1912), pregador inglês, ouviu de um inglês o desafio: "Se eu cresse o que os cristãos dizem que crêem, não descansaria dia e noite, mas falaria a todos os homens da minha crença".
VIII - SUGESTÕES PARA A VIDA
1. Impossibilidade de sermos mornos.
2. O castigo a quem Jesus ama.
3. O trono a vencedores que O esperam.
Comments