INVESTIMENTOS (Eclesiastes 11.1)

Porque todos estamos buscando, todos estamos investindo. E o texto está nos convidando a investis mais.

Vamos considerar esta expressão do sábio, buscando aprender lições gloriosas para nossas vidas.

"Lança o teu pão sobre as águas... porque depois de muitos dias o acharás" .Pão simboliza a soma de toda economia da vida.


I - INVESTE O QUE É TEU E MAIS PRECIOSO

1. Que existe mais importante do que o pão na esfera material? O pão vem a nós como fruto do nosso labor.

a) Tempo é precioso.

b) Talento é precioso.

c) Personalidade preciosa.

d) O caráter é precioso.

2. O pão é de absoluta necessidade a nossa própria subsistência: Kirk – “custou-me mais de 12.000,00 o nome que possuo e perdê-lo por menos, não posso aceitar a proposta.”

3. Mas o escritor está dizendo que devemos investir aquilo que nos é mais precioso. Não o resto do teu pão. Não a sobra do teu pão. Mas o teu pão. E o verso seguinte nos dá uma ligeira ideia da partilha que isto significa.

Tenho visto moços que acham ser a mocidade um péssimo tempo para a consagração de vida. Porque pensam que somente depois de gozar a vida em todas as suas vaidades chega o tempo para consagração.

Tenho ouvido moços falarem que não se apresentam para Missões Nacionais porque entre os índios e sertanejos qualquer coisa serve. Tenho profunda apreciação por Margarida Lemos Gonçalves. A conheci em Vitória em 1942. Já era brilhante. E cresceu de brilho, mas Margarida nunca cresceu tanto quanto depois que se entregou para o trabalho de Deus no interior do Brasil. Conheci Hélcio Câmara no pastorado em São Cristovão.

Estava lendo na revista "Comission" a respeito da chegada de Alberto Schweitzer aos Estados Unidos. Foi homenageado. Comission disse: "Nunca um clérigo teve tal recepção... Schweitzer fora da África seria um gênio; na África tornou-se um santo"...


II - INVESTE SEM PENSAR NO QUE SERÁ

Um homem do mundo coloca seu dinheiro nos bancos porque sabe os juros. Um comerciante deposita dentro de condições especificadas. Mas o crente lança sobre as águas. Aparentemente o pão sobre as àguas só pode dar um resultado: Ser comido por peixes... Que lucro é este? Pois é isto que o verso diz.

1. Estava lendo a de Raabe a meretriz que recebeu com paz os espias (Hebreus 11.310 . E quando a cidade foi tomada, ela foi salva e toda a família. Talvez Raabe jamais sonhasse com tanto.

Dois meninos nasceram na Inglaterra: Winston Churchill (1874-1965) e Alexander Fleming (1881-1955). Um rico e outro pobre. Um dia Fleming precisou ir ao colégio e os pais de Churchill pagaram o estudo para ele. Fleming cresceu e se tornou médico. Um dia estudando o mofo descobriu a penicilina.

2. O pregador sempre lança pão sobre águas. O coração humano ninguém pode dominar, senão o Espírito de Deus.


III - NOSSO INVESTIMENTO ESPIRITUAL VOLTARA

1. O pão volta quando menos se espera. Churchill, Raabe; Soldados Americanos que lutaram nas Ilhas do Pacífico e que foram recebidos pelos selvagens, como resultado de missões...

2. Volta na mesma espécie, mas em qualidade maior. Assim é a vida que semeamos.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: