A vitória tinha sido limpa até aquele momento. O povo estava dentro de Canaã. Tinha atravessado o Jordão sob comando e ordem de Deus. Jeová ordenou que o povo fosse circuncidado e separou um dia para isto. Depois da obediência comentou Deus: hoje removi a vergonha que o povo sentia por não ser circuncidado (5.8-9).
Ao prosseguir no caminho da obediência, o povo celebrou a festa de Deus, a Páscoa. E logo depois se reuniram para outro acontecimento histórico: Comeram juntos da colheita dos frutos da terra. Aparentemente tudo estava em ordem e a vitória tinha sido absoluta.
Para o comandante Josué, surgiu novo problema. Ele precisava vistoriar o ponto de sua conquista seguinte, a cidade de Jericó. Era esta a cidade chave, a principal de todas. Ali havia empecilhos muitos, mas a promessa de Deus o desafiava. A lei socorre aos vigilantes e ativos, nunca os dorminhocos. Josué sabia disto e se dispunha a agir em termos de conquista. Mas declara o verso 1 do capítulo 6: "Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel, ninguém saia nem entrava". Verdade, a cidade chave de toda a conquista da terra estava fechada.
Josué precisava descobrir um meio de arrombar as portas de tão terrível fortaleza. O General Josué se surpreende ante a aparição de um .desconhecido. Vinha armado, espada na mão e exibindo fortaleza. O General Josué não se deteve e aproximou-se do visitante. Amigo ou inimigo? Nenhum dos dois; respondeu o estranho personagem. Eu sou o comandante dos Exércitos do Senhor. Para um General, represento um Generalíssimo.
SENHOR DOS EXÉRCITOS
A expressão comporta reflexões interessantes. Temos neste trecho de Josué capítulo 5, a primeira vez que a expressão ocorre. E seu aparecimento vem no momento decisivo da história do povo de Israel.
ADONAI TSHBAIOTH, IAVEH TSHBAIOTH, ELOHIM TSHBAIOTH
O Deus das hostes, o Senhor dos Exércitos. A expressão meus amigos ocorre 279 vezes no Velho Testamento. Nos primeiros 39 capítulos de Isaias e encontramos 54 vezes. Jeremias repete 77 vezes, e Zacarias nos primeiros 8 capítulos a menciona 44 vezes.
Que tipo de exércitos estaria em linha com a mente divina? Exércitos das hostes celestiais? Exércitos das estrelas, de anjos, de espíritos? Jacó associa a ideia de exército ao movimento da Arca da Aliança sob o controle de Deus. Ver 1Samuel 17.45; 2Samuel 6.2;18;7.2,7; 26-27; 1Crônicas 17.7.
A Septuaginta traduz a expressão como sendo Kyrios Pantokrator - Senhor Onipotente. Aparece em variação Basileus ton Dynameon, qual seja, Rei dos Poderes – (ver Dicionário Internacional de Teologia, vol. 1, pag. 639 para citações).
O ANJO DOS EXÉRCITOS DO SENHOR
Em Êxodo 23.20 ele é Capitão das hostes do Senhor.
Em Êxodo 33.14 ele representa a presença do Senhor que havia de acompanhar o povo na caminhada do deserto.
Nasce neste contexto o sentido mais estreito desta expressão que possa significar o logos de Deus, Jesus Cristo o Senhor. Nesta figura se incorpora o acontecimento maravilhoso da preparação do General pelo Generalíssimo. Josué estava engolfado pelo problema de Jericó. Como lhe seria possível derrubar a muralha? De que forma venceria ele a resistência da cidade chave, a cidade capitã do complexo sistema político social de Canaã?
Quem és? Por que ages assim? És nosso ou estás contra nós? "Eu sou o Comandante dos Exércitos do Senhor". Josué sentiu tremer as pernas e caiu de bruços sobre a sua face. Aparentemente estava ali um general rendido. Na realidade, vemos no cenário o general vitorioso. Aquele homem ajoelhado perante o Senhor na Teofania de um anjo, devia fazer um pouco mais ainda na linha do seu comportamento:
Tire os sapatos, porque o lugar em que estás pisando é santo. E Josué assim o fez. Na postura de quem se entrega incondicionalmente a Deus a vitória total é absoluta.
Leiamos o escrito de Josué 6.1-2: "As portas de Jericó estavam muito bem trancadas porque o povo tinha medo dos israelitas. Ninguém podia entrar nem sair. Disse o Senhor a Josué: Jericó, o rei e todos os soldados já estão derrotados porque Eu entregarei todos eles a vocês. Agora preste atenção: Todo o exército de Israel deve marchar em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias".
Da atitude do General da terra veio a conquista outorgada pelo General do céu. As bênçãos de Deus são medidas por atitudes santas. Os israelitas que entraram na terra foram levados à obediência de circuncisão, pelo mando do grande General. Celebraram a Páscoa, comeram do fruto da terra e, agora, viam seu líder submisso inteiramente ao Deus das verdadeiras conquistas.
Leia João 14.21.
O amor do Pai está condicionado ao amor, ao Anjo do Senhor, Tsbaittoth de Deus, Jesus o Logo eterno do Senhor. Quem está para ser abençoado com bênçãos materiais, precisa vigiar para consagrar tais bênçãos ao Senhor da bênção. A visão de Josué o havia levado ao encontro do Anjo do Senhor. O encontro do Anjo do Senhor deu-lhe oportunidade de conquistar a terra pela consagração total ao Senhor da terra. Deus ajuda aqueles que se dispõe a ajudar-se.
ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS EVANGÉLICOS
Que pretendemos? Quais os múltiplos adjetivos a serem alcançados? Haverá muralhas infindas pela frente. Incredulidade, resistência aos apelos divinos, egoísmo, orgulho... Mas os objetivos serão alcançados pela atitude correta, sábia, marcada pela obediência irrestrita ao Senhor da obra.
O Brasil enfrenta problemas ditos por alguns como sendo insolúveis. Temos uma inflação galopante. Corremos à estrada da corrupção até nos ambientes chamados sérios. (N.R.: observar que o sermão foi pregado no Chile, em uma Cruzada Evangelística)
O ANJO DO EXÉRCITO DE JEOVÁ
Tsbaitoth está a nos chamar. A hora é agora. Amanhã será dia de deliberações. Quantas e quais? Tomemos este momento como doce preparação para as alegrias que nos aguardam no dia de amanhã.
Os visitantes de Londres quedam-se, encantados, com o Piccadilly Circus no chamado Trafalgar Square. Nesta, o Trafalgar Square está o símbolo da vitória da Inglaterra nos mares do mundo, ou seja, o monumento a Horatio Nelson – (1758-1805), o grande Almirante. A contemplação daquele monumento faz-nos lembrar o momento vivido pelo então jovem Nelson, quando militar, mas fora do quadro da verdadeira disciplina da corporação. Nelson estaria sendo indulgente em bebidas e outras coisas que podem alterar o comportamento do atleta.
Um dos oficiais que muito simpatizava com Nelson chamou-o de modo nervoso, mas com um toque de amor. “Nelson, Nelson, os ventos estão a soprar e a glória chama por você. Levante-se, a hora é hoje!”
Para os dias que correm podemos conclamar os que amam a Deus de modo um tanto diferente, mas com o mesmo toque que a autoridade do Espírito nos comunica. Levantemos, dediquemos nossas vidas, porque a glória de Deus nos espera e o tempo é agora.
Comments