FORÇA E CORAGEM PARA A BATALHA (Josué 1.1-9)

Sermão pregado em 16.01.1957


A Bíblia é farta de exortações a seus filhos para que sejam fortes. Aqui no livro de Josué temos a exortação repetida muitas vezes. Uma das razões porque Deus desprezou tanto os espias, reside no fato que foram medrosos. Viram fantasmas e, por isto, descreram das promessas de Deus.

Vamos pensar ligeiramente em algumas razões pelas quais Deus insiste em exortar seus filhos para que sejam fortes e destemidos.


I - PORQUE DEUS SABE QUE SEUS FILHOS SENTEM-SE FRACOS

1. Abraão (Gênesis 18.27).

2. Gedeão, o varão valoroso (Juízes 6.14-15).

3. Davi dizendo: "Quem sou eu Senhor... (2Samuel 7.18).

4. Davi, o grande salmista (Salmo 8.4).

5. Jeremias sentia-se como uma criança (Jeremias 1.6-7). De quem nos lembra ele? Moisés.

6. Toda a força estranha que Paulo possuía deixou de existir. Para ele suas armas foram mudadas e ele começou a sentir o quão fraco era (1Coríntios 15.9, conforme Atos 8.3. Ver ainda 2Coríntios 12.5).

Nós somos fracos, impotentes para dominar os homens e dominar os ambientes. Muitos dos irmãos foram eleitos para diversos trabalhos na igreja. Quem de nós é idôneo? Quem aqui poderia vencer e conquistar e cumprir com o seu mandato? Sozinho, ninguém. Esta é uma das grandes bênçãos de uma reunião como esta quando sentimos quão fracos somos. Qual é o professor da Escola Dominical tão forte que não tema a responsabilidade do seu cargo?

Deus sabe que somos muito fraquinhos, impotentes e vacilantes e por isto ele diz: "Não temas, esforça-te tem bom ânimo"...(Josué 1.9). Notai que essas advertências vieram antes do seu servo iniciar a obra porque ele sabia que é mais difícil dar início do que depois de iniciar.


II - PRECISAMOS SER EXORTADOS OU SER FORTES PARA VENCER

1. Notai em terceiro lugar que Deus entregou a Josué para ele mesmo fazer. Não outro. Será mais fácil deixar que outra faça. Mas Deus exige que seu servo mesmo cumpra seu dever.

2. Vale a pena ver que apesar de Deus ter tudo pronto para a vitória, ele precisava que Josué cumprisse o seu dever.

3. Dizem que a China foi invadida várias vezes apesar de fortemente protegida. Suas muralhas eram fortes, mas seus sentinelas fracos e venais. Os inimigos venceram os sentinelas.

4. Deus sabe que a sentinela de nossa carne é fraca e, por isso, nos exorta: "Tem bom ânimo... esforça-te... não pasmes... não te espantes"...


III - PRECISAMOS FORÇAS QUE OPEREM PODER EM NÓS

1. Há diferença entre força e poder. Sansão tinha forças, mas não tinha poder. E por que ele não possuía poder não pôde controlar-se a si mesmo.

2. Paulo, em contraste, não tinha força, mas poder (2 Coríntios 10.10-11; 13.4). Aparentemente era fraco e talvez não fosse muito interessante de se ouvir. Todavia, é Paulo quem disse a famosa frase: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Filipenses 4.13).

3. D. L. Moody (1837-1889) observa como os grandes homens do passado falharam naquilo em que eram aparentemente mais fortes. Elias falhou diante da ameaça de Jezabel. Moisés era o mais paciente dentre todos, mas não pôde falar à Rocha. Pedro era altivo e corajoso, mas perdeu a coragem diante da serva humilde e inculta.

A única vitória nos será trazida quando fizermos como Paulo: "Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" (1Coríntios 15.57)

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo: