Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Rio de Janeiro (RJ) em 21.03.1982
Há um sentido e que a evangelização de hoje deve seguir o mesmo método de João capítulo 1. Mas existe também a verdade de que precisamos conhecer alguma coisa dos tempos para que a mensagem atinja os objetivos. Jesus não esperou que todos aceitassem a mensagem e sabia disto, mas pregou com objetivo de deixar a mensagem de Deus clara diante de todos.
I - O MUNDO EM QUE VIVEMOS
João declara: "O mundo jaz no maligno". É verdade inegável.
1. A líder alemã Basilea Schlink (1904-2001), escreveu o livro "Nunca Antes na História da Igreja", no qual declara: "Muitas vozes a dizer. Estamos em nova era, a era da libertação de toda e qualquer inibição. Não há mais restrições ou tradições. Encontramos uma nova realidade".
A nova realidade nada mais é do que a velha imoralidade. Jesus é exemplo e obediência ás leis de Deus. Hoje, dentro da chamada nova moralidade, os temas comuns são os seguintes: liberdade sexual para todos... perversões sexuais... crimes sexuais... doenças sexuais... promiscuidade... permissividade... Os que ousam defender os princípios da sã moral em vários ambientes são condenados como quadrados e atrasados.
2. No mundo de hoje o ateísmo é defendido. Está sendo construída a Torre de Babel da incredulidade em rebeldia contra Deus. O homem quer divulgar o seu poder, procurando negar o poder de Deus (2Tessalonicenses 2.4.) É a natureza do anticristo.
3. Apocalipse 17.1-4 está sendo cumprido. Ezequiel 13.17-23; 16.35 em diante; Isaias 4.1. Que tipo de evangelização precisamos para tempos como estes?
II - MARCAS DO TIPO DE EVANGELIZAÇÃO QUE SALVA
1. Ter Cristo como centro - "Só Jesus Cristo Salva" . Uma dedicada irmã chama a atenção ao fato de que a palavra mais importante da frase é "SÓ". Muitos grupos usam o nome de Cristo, mas poucos seguem-lhe o exemplo.
2. Evangelismo que visa edificar a igreja. Satanás está incutindo em muitas cabeças a grande mentira: Cristo sim, igreja não. Este ensino é satânico. "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" – (Efésios 5.21-26). A cabeça da igreja é Cristo. A igreja de Cristo é composta de pessoas regeneradas. A igreja de Cristo é assistida pelo Espírito Santo. A igreja de Cristo é nossa família maior.
1) Precisamos de um envolvimento de todos na obra santa.
2) Precisamos de uma cooperação total, uma comunhão de esforços com objetivo comum.
3. Evangelismo que usa a música e os talentos e os métodos que possam atrair e construir. Música do céu.
III - O ROMANCE DO EVANGELISMO
1. Evangelizar é fazer a apresentação de duas pessoas que farão uma nova sociedade de alegria e paz. Vezes em conta temos ouvido de pessoas que tiveram a alegria de fazer a apresentação de determinados casais que se tornaram em felizes pares e alegres famílias. Gênesis 24.4 tem a beleza de um casamento feliz . Ganhar almas é isto.
2. Evangelizar é melhorar o mundo: "Aquele que furtava não furte mais" - Efésios 4.28.
3. Evangelizar é povoar o céu: "De todas as terras ei-los a chegar um a um" - hino 517 do Cantor Cristão.
4. Evangelizar é realizar no mundo o plano e propósito de Deus.
5. Evangelizar é fazer exatamente o que Cristo fez e faz e quer que nós façamos.
Komentarze