top of page
Logo_DG_deitada.png

ESTUDO NA EPÍSTOLA DE TIAGO

  • Foto do escritor: Pastor David Gomes
    Pastor David Gomes
  • 15 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Estudo realizado na Igreja Batista da  Esperança – Centro do Rio de Janeiro em 16.06.1976.


Introdução: Não podemos resolver da autoria da epístola. A idéia mais comum entre evangélicos é que a epístola foi escrita por Tiago, irmão do Senhor. Este Tiago não era apóstolo, mas exerceu muita influência, tendo sido pastor da Igreja e presidente do Concílio de Jerusalém, conforme  Atos 15.

Interessante que a palavra "saudação" tem um sentido de alegria e só aparece no Novo Testamento e em Atos 15.23, dando ideia que ele escreveu aquela carta. Os apóstolos não podiam ter escrito a carta, tendo em vista que morreram antes, conforme Atos 12. Alguns julgam que Tiago aqui fosse filho de Alfeu e primo de Jesus, mas são conjecturas.

1. Sua própria concepção da sua pessoa: Servo de Jesus Cristo. Não tinha pretensão nem vaidade, mas o espírito de serviço.

2. Diáspora. Três tipos: foram para o exílio e nunca voltaram; os que voltaram e não se converteram; os que se converteram e saíram de novo, espalhados pela perseguição.


OS BENEFÍCIOS DAS PROVAÇÕES (1.2-4 e 2.18)

1. A palavra tentação é traduzida como provação. Trata-se do mesmo vocábulo que aparece em Mateus 6.13; 26.41; 1Coríntios 1.13; 2Pedro 2.7-9.

2. Dr. Rilley no seu comentário a Tiago, encontra discussão para cinco diferentes tipos de tentação abordados pelo autor:

Tentação ao desânimo (1.1-16).

                  A tentação à hipocrisia (1.19-270.

                  A tentação da parcialidade (2.1-26).

                  A tentação do mau uso da língua (3.1-18).

                  A tentação das divisões (4.1-17).

Tentações como segredo de alegria cristã. Jesus declarou isto no Sermão do Monte, e aqui Tiago o confirma (Mateus 6.13).

As provações, declara Tiago, geram perseverança, paciência. Alguns (estoicos) tentam ignorar as provações. Pura ilusão. Outros imaginaram coisas vãs a respeito das provações, mas Tiago desafia-nos a descobrir nela alegria.


VEJAMOS AGORA OS VERSOS 12-18

1. Tentações como espécie de prova escrita (Salmo 105.17-18). O que for aprovado...

2. As tentações não procedem de Deus (verso 13).

3. As tentações nascem dentro do próprio coração pecaminoso do homem (verso 14).

4. As tentações só se transformam em pecado se crescerem e se desenvolverem (problemas dos desquites e casamentos assim).

Nas Índias Ocidentais, existe uma árvore chamada manchanel. É atraente e produz fruta cheirosa que se assemelha a uma maçã. Mas a fruta é tão venenosa que mata na hora. O leite da árvore é usado pelos índios para inflamar as flechas que matam.

 
 
 

Comentários


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos de Gratidão

Créditos e Gratidão

bottom of page