ENFEITANDO A IGREJA PARA O ENCONTRO COM O NOIVO (Gênesis 2 e Efésios 5)
- Pastor David Gomes
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança em 02.09.1973
Estamos há um mês da série de conferências. Esta é a nossa grande oportunidade de uma proclamação que amplia de modo efetivo a atuação da igreja. É tempo de começar a pensar nos amigos, nos parentes, nos companheiros que desejamos ver salvos por Cristo. Hoje é domingo de oração, é tempo de agir.
I - O MODELO DA NOIVA - A IGREJA
Eva é tipo da igreja e desejo que pensemos em Eva nesta conexão.
1. Parte de Adão, membro do seu corpo. O castelo de Adão edificou Eva seria tradução literal, de “como edificarei?” em Mateus 16. Deus sabia qual costela tomar de Adão para a feitura de Eva. Em Efésios 1.4 lemos da igreja presente em Deus, antes que houvesse mundo.
2. Eva era da idade de Adão, mas apareceu depois. Eva existiu primeiro em Adão, como a igreja existiu primeiro em Cristo, que é a sua cabeça (Colossenses 1.18).
3. Adão dormiu e enquanto dormia nasceu Eva. O sono é chamado morte ou a morte sono pelo próprio Cristo. Quando Cristo morreu pelos nossos pecados, nasceu a igreja na sua realidade. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (João 11.11-13).
4. Quando Deus criou Adão soprou em suas narinas, não assim quando criou Eva. Eva era da mesma vida de Adão e não precisava de sopro. Cristo e a Igreja são a mesma vida. Mistério, diz-nos Paulo em Efésios 5.
5. Eva possuía a mesma herança de Adão. "Como não nos dará também com ele todas as coisas"? (Romanos 8.32-39).
6. Eva, mãe dos que vivem; a igreja mãe dos que viverão.
II - A NOIVA - A IGREJA - E SEUS PRIVILÉGIOS
Cristo não deu apenas o sangue pela igreja, mas deu sua inteligência, seus dons e talentos, seu amor, seu tudo, enfim, pela igreja. A igreja é corpo de Cristo. Que privilégio! Quem é a igreja? Os que foram batizados em Cristo, desde o mais jovem ao mais adulto. Num sentido não temos criança na igreja, mas homens feitos em Cristo.
III - A IGREJA E SEU APRONTO
1. Unidade que gere fraternidade (Atos 2.44-46; 4.24 e 31).
2. Fidelidade que promove estabilidade. A igreja deve ter a liberalidade de todos.
3. Espiritualidade que gere santidade. Comecemos a ser espirituais e seremos santos. Sal primeiro, luz depois. Caráter que produza obras.
4. Frutificação que gere missionários. Temos entre nós uma jovem que se sente vocação para a obra missionária na África. Por que não a mandamos?
Cuidado com os privilégios.
Roma dominou o mundo até quando deixou de dominar a si mesma. Perdeu as províncias até a queda total.
Quando Jesus ordenou que se orasse a Deus, pedindo trabalhadores para a sua seara, havia mais sacerdotes do que necessários. Perderam a noção do valor da sua comissão e perderam o ofício. Crente infiel perde a sua oportunidade. Como igreja somos: Sal - Luz - Fermento e Chave
Notas adicionais, manuscritas: Retirado de The Company of the Commited – Elton Trueblood – Ver 6: “gentios incorporados”.
I – Cristo habitando em mim – Colossenses 1:26-27. Cristo habitando em nós.
1 Coríntios 3:16-17: Por causa do mistério de Cristo nos tronamos em santuários. Eu sou santuário. Fora com os frutos da carne. Gal 5:19-21
II – Eu sou corpo de Cristo – Efésios 5:29 – Amamos o corpo e alimentamos o corpo. Alguns aqui não amam o corpo e não o alimentam.
Comments