Há uma ideia interessante a respeito da doutrina da salvação, segundo a qual existe um lado divino da salvação e outro lado humano. De fato isto é verdade, mas no sentido absoluto, a salvação é toda divina. Esta é uma doutrina grandiosa, que devemos estudar com cuidado e devoção. Há duas maneiras de se colocar uma vida a perder para a religião cristã: A primeira é ensinar teologia a alguém que não seja crente; a segunda é deixarmos que um crente estacione na sua vida espiritual.
I - A BASE DA SALVAÇÃO CRISTÃ
1. Na teoria católica é a prática das boas obras. Basta lermos a carta aos Gálatas para vermos o absurdo desta teoria.
2. Salvação pela fé. Esta é a ideia de muitos crentes: que somos salvos pela fé.
3. Salvação pela graça. Aqui está a única doutrina realmente bíblica e neo-testamentária. Somos salvos pela graça de Deus. Cremos pela graça de Deus. Tudo que somos o somos em virtude da graça de Deus - Atos 18.27; Romanos 3.24; 5.2,15; 11.16; Efésios 2.5; Gálatas 1.15; 1Corintios 15.10. A salvação cristã é então resultado da graça de Deus a nosso favor, manifesta através da obra redentora de Jesus.
II - OS EFEITOS DA SALVAÇÃO CRISTÃ
1. Nossa salvação é do pecado. Quando o anjo falou a respeito de Jesus ele disse: "Ele salvará o seu povo dos seus pecados". Salvação do pecado. Nós somos salvos do pecado.
2. Somos salvos para glorificar a Deus no nosso corpo e no nosso espírito. Somos salvos então para crescer na semelhança daquele que nos salvou, à semelhança de Cristo.
III - OS ESTÁGIOS DA SALVÃÇÃO CRISTÃ
1. Quando aceitamos o que Cristo fez por nós, somos salvos. Salvos de vez. Salvos para sempre. Mas há passagens na Bíblia que dizem que nós estamos sendo salvos continuamente; e há passagens na Bíblia que dizem que nós seremos salvos. Vamos estudar os três casos.
A. As Escrituras nos dizem que somos salvos ao cremos no Senhor Jesus - Lucas 7.50; 19.9. O primeiro verbo está no perfeito, indicando uma ação completa e o segundo está no aoristo, indicando uma ação definida. Outras passagens: Efésios 2.8; Tito 3.5; Lucas 8 12; João 5.34 e 10.11; 1Coríntios 1.21.
B. Nós crentes estamos sendo salvos. A vida cristã começa mais não termina nunca – (Romanos 5.18). É pela fé que a vida cristã é sustentada, cresce, desenvolve-se – (Efésios 2.8) e pode ser traduzido também indicando que somos salvos e continuamos sendo salvos - 2Pedro 3.18; Romanos 6.19; 2Coríntios 7.1; Romanos 6.19 e 22.
C. Nós crentes seremos definitivamente salvos - Romanos 8.24. Somos salvos em esperança. A salvação da alma pode e deve ser completa agora, mas o corpo ainda sofre as limitações e horrores do meio ambiente - 1Pedro 1.5; 1João 3.2; Filipenses 3.13-14.
IV - OS ESTÁGIOS DA SALVAÇÃO E OS INDIVIDUOS
A salvação dos nossos pecados é obra de Deus pelo Espírito Santo que regenera o coração do pecador que aceita Jesus como Salvador. Assim como Deus não pode salvar o homem que não deseja aceitar a Jesus, assim também Deus não pode fazer crescer espiritualmente o crente que não coopera com Ele para o crescimento da sua vida cristã. Deus deseja que todos sejamos crentes espirituais; Ele quer que sejamos poderosos, tão poderosos quanto os grandes cristãos do passado. Mas não o somos! Por que? A Bíblia nos fala de três tipos de homens: "O Homem carnal, o homem natural e o homem espiritual"
1. O homem natural - 1Coríntios 2.14; Romanos 8.9. O homem natural não entende as coisas de Deus. Ele não é de Deus. Ele acha esquisitas as coisas de Deus. Acha fanático todo crente que deseja fazer as coisas de Deus.
(1) Ele não conhece a Deus - Gálatas 4.8.
(2) Ele não é grato a Deus - Romanos 1.21.
(3) Ele não tem desejo para Deus - Romanos 3.11.
(4) Ele não ama a Deus - 1João 4.10
(5) Ele não crê em Deus - João 3.18.
(6) Ele não teme a Deus - Romanos 3:18
(7) Ele não adora a Deus – Rm 1: 21,25
(8) Ele zomba da verdade – 2Timóteo 3.8
(9) Ele não aceita as coisas de Deus - 1Coríntios 2.14.
(10) Ele rejeita a verdade de Deus - 2Tessalonicenses 2.12.
(11) Ele é desobediente ao Evangelho - 2Tessalonicenses 1.8.
(12) Ele é inimigo de Deus - Romanos 5.10.
Esta atitude do homem natural para com Deus determina a relação de Deus com ele. Atitude de separação, de condenação diante de Deus. Aqui temos a vida no plano mais baixo. Um homem que vive somente para si e para as coisas da carne.
2. Homem espiritual: Vejamos agora a vida na sua fase mais elevada. Vejamos o homem espiritual do qual a Bíblia nos fala também.
Leiamos 1 Co 2:15 e Gálatas 6:1.
Aqui temos o contraste perfeito.
O homem natural busca agradar.
O homem espiritual vive como aqueles que têm Deus por guia e protetor. O homem espiritual pode dizer como Paulo: “Não mais eu, mas Cristo.” Toda sua preocupação é agradar a Cristo em todos os seus movimentos, que são relacionados a Cristo. Ele tem feito ao menos três coisas:
Ele aceitou a Cristo como seu salvador; ele se rendeu a Cristo como seu senhor e senhor de todas as coisas; ele fez de Jesus a sua própria vida.
Peca o homem espiritual? Sim, peca. Mas muito pouco. Peca porque não é possível ser perfeito neste mundo. Mas sua atitude permanente é de adoração e louvor a Deus.
3. O homem carnal: 1 Co 3:1-4 e Rom. 8:1-17
O homem carnal é crente também, mas tem um pé ainda bem fincado no mundo. Tem pedrinhas no sapato. O homem carnal é o que foi salvo e pronto. Não fez mais nada. Não cresceu na sua vida de santidade para com Deus. Converteu o coração, mas não a cabeça.
Vejamos algumas coisas que faz o homem carnal:
1. Ele é vaidoso e busca honras terrenas; Lc 22:23. Tg 4: 2 e 3
2. Eles são ciumentos. Mt 20:23. Tg 3:4
3. Eles são faladores; Tg 3:10 e 12.
4. Eles temem os preceitos humanos, Mt 15:12
5. Eles variam nas suas atitudes. Mt 16: 21 e 22.
6. Eles seguem a partidos dentro das igrejas. 1 Co 3: 1-4.
7. O crente carnal pode ser hipócrita (Gal 2:11 e 12).
8. Tem espírito de vingança e não de perdão.
CONCLUSÃO:
“ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” .2 Pe 3:18
SEJAMOS CRENTES ESPIRITUAIS. DEUS NOS SALVOU PARA QUE FÕSSEMOS CRENTES ESPIRITUAIS.
Kommentare