I - PORQUE ELE É O ÚNICO QUE DE FATO É
a. É hoje o que foi ontem. É na sua existência.
b. Será amanhã o que é hoje. O primeiro mostra objeto.
c. Nunca deixará de ser o que é hoje. O segundo, o modo.
1. É no seu caráter. O terceiro, o espírito. Contrastar o caráter dos deuses pagãos com o caráter do nosso Deus
2. É no seu amor: amor eterno, sem igual. Redentor de Israel antes de legislador.
II - PORQUE QUANDO ELE É EM NOSSAS VIDAS TAMBÉM SOMOS
1. Semelhante ao seu deus se torna adorador.
a. Para o bem ou para o mal. Alguns estudantes da Psicologia da Religião dizem que a religião tende a degenerar-se a menos que tenha um centro baseado na conservação de valores.
b. Uma reta concepção de Deus trará uma reta concepção de dever; uma reta concepção de Deus uma reta concepção moral; uma reta concepção de Deus trará uma reta concepção de vida coletiva. É a concepção de Deus que faz com que alguém ame e viva feliz neste universo.
c. Deus está perdido para muitos que passam horas e horas a tratar das coisas que lhe dizem respeito; muitos podem estudar a respeito dele sem o verem.
d. Quando o homem descobre a vontade de Deus e dispõe no seu coração segui-la, subordinando a esta vontade os seus prazeres, os seus planos, então ele tem achado o significado real da vida e o seu ideal se torna mais real e prático.
Para o ponto 1, Jeová é o único que sempre existiu, eterno, imutável, espiritual, onipresente, onisciente, onipotente, santo, justo, verdadeiro, perfeito, infinito, único Jeová.
Os quatros primeiros mandamentos são verticais. Apontam o homem para Deus. O quinto mandamento é obliquo; não pode ser definido nem como perpendicular e nem como paralelo. Os quatro seguinte são horizontais em relação ao homem. O décimo é horizontal mas também interior.
As organizações humanas baseiam-se nos homens que as dirigem de modo que, em última análise, é no caráter dos dirigentes que descansa a eficiência do país; e ninguém pode ser firme de caráter a menos que tenha um Deus que seja – ele mesmo -- firme de caráter.
Nosso problema não é político, nem econômico, nem social, é ético. A resposta tem de ser poder moral. Os Dez Mandamentos são o mais resumido e ao mesmo tempo o mais profundo e poderoso código de leis que o mundo jamais conheceu. Ele tem gerado outros, mas nenhum outro o supera.
III - PARA A SIMETRIA DOS MANDAMENTOS
A primeira tábua começa por honrar a Deus no coração; e segue de palavras para obras. A segunda tábua começa na conduta, nas relações práticas para com os nossos semelhantes e termina no coração, outra vez, com o preceito não cobiçarás.
Objeções têm sido feitas ao fato de que se tem muita negativa nos Dez Mandamentos. Um comentarista responde a esta crítica ao dizer: "Escreva um decálogo positivo e ponha nele o mesmo poder dos Dez Mandamentos".
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