top of page

CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS (Hebreus 12.18-29)

Iniciaremos as comemorações da chamada Semana Santa. Na caminhada que vem de casa a este templo estão os carros alegóricos do último carnaval. Por detrás dos tapumes da mesma área, alguns verdadeiros trapos humanos, traídos pelo pecado da carne e enfileirados nos caminhos do vício.

Muitos estarão representando a peça "O Mártir do Calvário". A verdade, entretanto, é que Jesus não é mártir, nunca foi mártir. Se Jesus tivesse sido apenas um mártir, sua cruz de nada valeria, mas sendo a oferta de Deus pelos nossos pecados, a cruz se transforma em um monumento de amor.


I - A CRUZ REPRESENTA UMA CHAMADA À SANTIDADE

1. Cada cristão tem sua parcela de sacrifício, mas esse sacrifício é vida - Salmo 119.67-71.

2. Na chamada de Deus a Moisés - Êxodo 3 - lemos "Não te chegues para cá... tira as sandálias do teu pé, pois o lugar onde pisas é santo".

3. Jesus se tornou exemplo de santidade. Pelo sangue de sua cruz nos leva mais perto de Deus.


II - A CRUZ REPRESENTA A GRAÇA DE DEUS MANIFESTA

1. A graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Jesus é o autor da salvação.

2. O símbolo do movimento de Reconciliação exibe perante os homens a mão marcada pelo cravo, que se estende ao homem. Deus teve a iniciativa da salvação.

3. Deus veio ao encontro, trazendo graça e misericórdia, mas, em geral, só o homem em tribulação sente a urgente necessidade dessa graça.


III - A CRUZ EXIBE DIANTE DO HOMRM O PODER DE VITÓRIA SOBRE O PECADO

1. A cruz não foi levantada apenas para livrar os homens do inferno. Mais que isto, ela se ergueu para que voltemos a ter paz e comunhão com Deus.

2. Pela cruz não foi apenas aberta a fonte do perdão, mas consumada a bênção da regeneração, do novo nascimento.

3. A cruz exibe o maior ato de obediência de toda a História humana. A obediência de Jesus requer o mais revolucionário de todos os atos: A disposição do homem de obedecer a Deus.

Ser batizado é obedecer... ofertar ao Senhor, é obedecer... santificar o domingo é obedecer...

Comentários


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page