Sermão proferido na Igreja Batista em Governador Valadares – Minas Gerais
O homem foi criado para buscar alguma coisa. Dizem que após o choro do encontro com a atmosfera, o recém-nascido move as mãos em busca da mão. As mãos e os pés são os membros que mais usamos, tendo em vista buscar alguma coisa.
Mas os homens buscam de forma errada, por causa do pecado. Troca valores reais por barganhas. O dia da criança de 1983 foi a grande decepção de milhares. Houve excesso de crianças feridas, uma morta e dezenas de desaparecidas. Uma promessa de algum brinquedo qualquer. Deus oferece tudo e os homens O rejeitam, não é mesmo!
I - BUSCAR
Um mandamento que devia ser fácil de cumprir. Buscar: levar ou trazer; descobrir; encontrar; procurar; dirigir-se. esforçar por tentar; querer; aceitar; recorrer; acatar; diligenciar; imaginar; planear; pensar. A anatomia do homem implica em busca. A forma dos dedos indica procurar . É natural ao homem agarrar. Dizem os que tratam do assunto que a criancinha depois que nasce chora e depois de chorar agarra-se ao seio materno. Ela procura alguma coisa, alguém.
II - CAMINHOS DA BUSCA HUMANA
Liderança; abrigo.
Afirmação; empregos; recursos sociais; amizades, pois somos peregrinos por natureza. O homem procura um par para casamento.
Comando; poder; dinheiro; quantos a procurar dinheiro. Isto é boa coisa, a menos que se busque dinheiro no método errado; loterias jogos da corrida de cavalos.
Honoré de Balzac –(1799-1850), escreveu "EugenieGrandet", história que devia aparecer nas antologias de Moral e Cívica. É a história de um usurário multe- milionário que não usava velas, porque eram mais caras que candeeiros; nem manteiga porque pão simples é suficiente; açúcar, porque café sem ele é a mesma coisa; médicos porque sempre tiram nosso dinheiro. No final, a esposa morre por falta de tratamento médico e ele, segurando as moedas de ouro, comentando sua beleza, morre tuberculoso por falta de medicação que custava caro.
E Balzac vai além para colocar o Tabelião diante de Eugenie para dizer: “Você tem tantos milhões em ouro, tantos milhões em terra; outros muitos milhões em equipamentos. Eugenie não sabe o que fazer. Ele que havia instituído manteiga e açúcar e velas em casa chama a empregada e diz: nada mais de manteiga, açúcar ou velas porque custa muito dinheiro. Três artigos da vida humana: Instinto; intelecto; espírito. Jesus declarou: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que dará o homem em toca de sua alma"? Marcos 8.36.
II - BUSCAI AO SENHOR
Temos aqui o superlativo de busca. Estamos no reino do Espírito. Mas, amigos, de novo avenidas de erros muitos se apresentam. Muitos procuram um nicho; uma estátua; um ídolo; uma romaria. Muitos saem a dizer que vão fazer cabeça. Para que? (Neusa: Mulher vai ao terreiro que o Pai de santo ensina. Neusa: Mulher de lá sai. O pai de santo me tirou tudo, quase levou nosso negócio à falência. Hoje Jesus nos libertou).
Na visita a Cingapura, encontrei um grupo de jovens para um jantar. Alguns queriam que eu me tornasse budista; outros me explicaram o hunduísmo. À mesa perguntei: "O mais notável da vida é ser perdoado. Você Mary, é perdoada"? Foi a fagulha que havia de se tornar em bênção. Cada um discutia o fato e até meia-noite estávamos a trocar ideias.
III - O FILHO DO HOMEM VEIO BUSCAR E SALVAR
Isaias nos ordena a que busquemos o Deus que se encontra à nossa procura. Nas conferências do ano 40, no interior de Minas: "Busca a Deus... busca a Deus... entretanto tendes tempos, busca a Deus... se te atreves a esperar, Deus a porta fechará e dirás então é tarde... busca a Deus". Advertência ao perigo de um adiamento. "Lígia, internada para viver e morta em dois dias. Internou para um exame rotineiro e saiu no caixão".
IV - INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO
Deus está aqui. Jesus afirmou: "Onde dois ou três de reunirem em meu nome, ai estou no meio deles" - Mateus 18.20. Vamos invocar a Jesus. Há pessoas aqui com problemas. Se pedisse para levantar a mão quem tem problema ou mais todos levantariam. Jesus veio buscar e salvar, ou seja, levar os problemas. O maior deles é o problema do pecado. Jesus veio perdoar, limpar, salvar.
Quando podemos confiar o problema a Jesus podemos ser ajudados. "Homem dono de terreiro e esposa crente e ele sempre contra. O homem bebeu demais e bateu o carro. Grave no hospital pode ouvir quando o médico afirmou: Se ele resistir 24 horas poderá se levantar. Ali entre a vida e a morte ele disse no coração: Se tu me levantares ó Deus, vou te seguir. Este homem me contava a história enquanto dirigia o carro, levando-me a pregar o Evangelho na sua igreja. Cumpriu o voto; fechou o terreiro e serve a Deus". Traga seu problema a Deus a agora.
Comments