Lembra-te é uma expressão bastante usada na Bíblia. É usada por Deus em relação ao dia de descanso, é usada por Jesus quando quis chamar a atenção dos discípulos a uma triste cena do passado, quando a mulher de Ló ficou reduzida a uma estátua de sal; é usada por Jesus quando quis lembrar o insensato rico que somente se lembrou de Deus depois de estar no inferno.
No nosso texto, o escritor sagrado está chamando os meninos a si e lhes está dizendo: -- Lembrai-vos de Deus. Mas ele achou que seria incluir gente demais neste lembrai-vos. Por isto ele disse: -- Lembra-te. A mensagem foi feita individual e dada, portanto, a cada menino no particular. Pensemos nesta admoestação do sábio.
I - LEMBRA-TE PORQUE TE SERÁ FÁCIL ESQUECER
1. Todos nós esquecemos, às vezes. Mas quanta coisa triste pode ser causada por um esquecimento:
1) Certo guarda-chaves esqueceu-se de virar o sinal e dois trens se chocaram alta noite, em plena Serra da Mantiqueira. Muitos Morreram.
2) Certo cidadão esqueceu-se de desligar um fio de alta tensão numa passagem após terem os operários terminado o seu trabalho e muitos morreram.
3) Certa dona de casa esqueceu-se de fechar a casa cuidadosamente e os ladrões fizeram uma festa na sua casa.
4) Certa operária esqueceu-se por um tempo de desligar o ferro como o qual passava roupa e a roupa foi queimada.
2. Se tu podes esquecer, meu jovem irmão, toma cuidado em não te esqueceres do que é principal. Lembra-te agora do teu Criador. Dos teus criadores diz o texto. Lembra-te do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
II - LEMBRA-TE PORQUE OS MAUS DIAS CHEGAM
1. Certo moço desobedeceu muito a seu pai. Desviou-se para o mundo e caiu na bebedeira. Tudo lhe sorria a princípio, até certo ponto. Mas, uma dia, o moço precisou do pai e veio para vê-lo e para ajudá-lo. Mas não teve a sorte do filho pródigo, porque achou o seu pai morto.
Certo jovem estava maltratando o seu velho pai, quando alguém lhe disse: Não faça tal, meu filho, porque hoje és filho, amanhã serás pai. Lembra-te.
2. Vêm os maus dias da velhice, diz o sábio.
3. Vêm os maus dias quando se descobrirá que "vaidade de vaidades", diz o pregador, tudo é vaidade.
4. Vêm os maus dias dos patrões incrédulos, dos amigos falsos.
5. Lembra-te de Deus agora. E quando esses dias vierem, então tu entrarás preparado para enfrentá-lo porque "um homem com Deus sempre tem a maioria a seu lado". "Porque tudo te trará Deus a juízo".
III - PREPARANDO-SE PARA LEMBRAR CONVENIENTEMENTE
Há várias maneiras de provarmos que estamos nos lembrando do Senhor agora.
1. Pela obediência. Rui Barbosa (1849-1923) - disse certa vez: "Aprendei a obedecer para aprenderes a mandar".
1) Obediência às leis físicas, às leis que regulam um corpo bem são, uma mente bem forte. Obediência às leis.
2) Obediência aos mestres, professores e superiores.
3) Obediência aos pais.
4) Obediência aos princípios da Palavra de Deus.
2. Obediência pelo trabalho honesto. O relógio sem ponteiro é comparado a um ocioso. inútil quando trabalha, inútil quando parado.
De três grandes inimigos o trabalho nos liberta: enfado, vício e miséria. Quem trabalha bem, acerta. Nenhum menino ou menina, moço ou moça jamais devem tomar o trabalho como um castigo. Se fosse castigo, então Jesus não teria trabalhado, mas Ele foi carpinteiro.
3. Lembra-te de Deus pela fé. Não fé teórica, inoperante, fraca, vã. Fé que toma o ser todo. Certo rei da Pérsia desejava legar à posteridade um grande monumento. Abriu os cofres à vontade a três arquitetos, para que fizessem um "templo ao sol". Primeiro: um templo de granito, suntuoso e lindo. Segundo: um templo de metal polido. Terceiro: um templo de vidro. Por que? Porque só pode glorificar o sol um templo no qual ele entre através das paredes.
José, Daniel, Davi, Jeremias, creram quando ainda moços, juniores. E Deus penetrou-lhes em todo o ser, em todas as fibras do corpo e ainda hoje eles vivem e falam. Meus meninos e meninas, crede agora mesmo, neste momento, neste dia, nesta hora.
Comments