COMPREENSÃO E PACIÊNCIA NOS CAMINHOS DO CRISTÃO (Filipenses 4.1-4)
- Pastor David Gomes
- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Filipos marcou o ministério de Paulo. Sua chegada àquela cidade foi marcada pela ação clara e decisiva do Espírito Santo. O Espírito lhe dirigiu os passos até sua chegada à primeira cidade da Europa. Ali, Paulo encontrou Lídia, foi perseguido, preso e assistiu a um terremoto horrível. Ali ele sentiu a bênção de Deus na conversão do carcereiro. Filipos tornou-se numa igreja amiga e liberal.
I - CRESCIMENTO ESPIRITUAL NO SENHOR
1. Firmes no Senhor (verso 1). Eram irmãos amados e saudosos. Sua vitória estaria em permanecerem firmes no Senhor.
2. Rogo a Evódia (prospera) e Sintique (afável, afortunado). Pensem de acordo com o Senhor (Senhor da paz).
3. Alegrai-vos sempre no Senhor. O segredo da vida cristã está em permanecermos no Senhor. Paulo chama aqueles irmãos de "coroa" do seu ministério. Ele usa aqui a palavra "atéfanos" para cora. A língua grega fazia distinção entre a coroa do rei e a coroa de trabalhador, de atleta, de lutador. Stefanos era a coroa de quem trabalhava muito para recebê-la. A coroa do crente está ligada à permanência no Senhor. A vitória estaria em permanecer no Senhor. A alegria também teria de ser no senhor. Não no carnaval da carne, mas no Senhor.
II - HARMONIA ESPIRITUAL NO SENHOR
Paulo fala de duas senhoras que haviam trabalhado a seu lado e que tinham perdido a paz entre si. Haviam trocado de mal. Paulo desejava mudar o cenário entre elas. Evódia quer dizer próspera. Santique, afortunada. Elas tinham ajudado muito a Paulo, mas agora perderam a paz.
A igreja do primeiro século não era perfeita. Mas havia um apelo de Paulo pela paz entre aquelas distintas irmãs.
Assisti, comovido, a uma decisão de uma senhora num culto de aniversário de sua igreja, quando pediu para confessar publicamente o espírito de rancor que nutria contra um irmão. Aquele exemplo comoveu à igreja e outra irmã tomou igual decisão mais tarde. Perdoar é mais alegre que ser perdoado, foi a senha da vitória.
III - ALEGRIA PERMANENTE NO SENHOR - Pensamentos nobres
Paulo estava preso, mas falava em alegria. Paulo estava prestes a morrer, mas falou em sua vitória: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".
Temos aqui, na epístola, o segredo. E o capítulo três nos revela o grande segredo. Paulo estava disposto a considerar tudo e todas as coisas como esterco para que pudesse conhecer a Cristo. O conhecimento a Cristo seria a vitória completa da sua vida. (João 10.14, João 17.3, Filipenses 3).
Comentários