top of page
Logo_DG_deitada.png

COMO VIVER A VIDA NA SUA PLENITUDE (Atos 9.32-43)

  • Foto do escritor: Pastor David Gomes
    Pastor David Gomes
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Sermão pregado na Igreja Batista em Tomás Coelho-RJ, em 09.05.1948.

O incrédulo, diz a Palavra de Deus, não vive mas está morto em seus "delitos e pecados". Destarte a Bíblia reconhece que o incrédulo "vegeta", passa por este mundo, mas realmente não vive. Cristo  veio para trazer "vida abundante". O crente recebe d'Ele vida, pois que Ele próprio é a vida. Mas ser salvo não é tudo que a vida cristã deve ser. Não somos salvos para ir para céu, mas para servir.

Dorcas viveu a vida em sua plenitude. Ela foi uma luz, como aquela que nos falava Isaac Newton (1643-1727) quando nos afirmou "não posso apagar as trevas, mas posso brilhar na escuridão". Vejamos fatores de sua vida na plenitude:

 

I - DORCAS FOI ALGUMA COISA

1. Ela teve uma personalidade distinta.

  Seu nome significa "gazela". No hebraico, nomes significavam caráter. Lucas apresenta-lhe o nome no grego com no mesmo significado. É um símbolo de atividade, iniciativa, ligeireza.

  O que caracteriza um homem é sua personalidade. Não podemos ser como chuchu que toma o gosto de sua companhia, mas sal que impõe seu sabor. "senhor delegado do morro do Cantagalo", nome do crente da Igreja Batista de Ipanema que conquistou o respeito do morro pelo seu testemunho. Sabem seus companheiros de trabalho que és crente?

2. Ela teve um caráter sólido. "Caráter é aquilo que és nas trevas". Caráter se mostra nas menores coisas da vida diária; se podes burlar o condutor na passagem do bonde, podes fazer algo de grande e espantoso também.

 

II - ELA FEZ ALGUMA COISA

1. Ela fez amigos. Gregos e judeus conheciam a esperta "gazela". Precisamos de amigos em todo o tempo. Há um desejo de Satanás em nos fazer inimigos mesmos de nossos irmãos na igreja. Eu não dou nada por um crente que vive de comprar brigas.

2. Fomos salvos para trabalhar. Nosso dia de trabalhar é hoje, porque o amanhã talvez nunca venha. Alguém disse: "Eu não poderia entrar no céu sem coroa. Não poderia ficar lá a contemplar D.L.Moody; George Withefield e outros ganhadores de almas rodeados por aqueles a quem ganharam para Cristo, enquanto eu havia de ficar sozinho. Alguém com um milhão de cruzeiros deixá-lo-á aqui; mas o que ganha almas para Jesus sábio é.

3. Um cantor e pastor disse: Quando chego a qualquer igreja faço duas coisas:

a) Procuro saber qual o assunto do sermão e a natureza do culto.

b) Pego o cantor cristão e escolho um hino para que no caso de ser convidado possa cantar.

Outra pessoa disse: Não posso fazer cada coisa, mas algumas coisas. O que eu posso fazer eu devo fazer e o que eu devo fazer farei pela graça de Deus.

 

III - DORCAS DEIXOU ALGUMA COISA

1. Deixou tudo que fez. Deixamos o que fazemos:

a) Dorcas deixou as roupas e túnicas que fizera .

b) Deixou tristes as viúvas a quem vestira "com roupas que continuamente fizera" (contraste de Jeorão em 2Crônicas 21.20)

c. Deixou a certeza de que haveria alguém que seguira a Cristo . Irmãos foram chamar a Pedro, não para que a ressuscitasse, talvez, mas para que se alegrasse na certeza de que o nome de Cristo estava sendo honrado.

2. O que deixarás? Há os que deixam o nome de ganhadores de almas. Que nome deixarás em tua igreja; em teu trabalho quando morreres? Mais importante o dia quando deixamos do que quando entramos em um lugar.

 
 
 

Comentários


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos de Gratidão

Créditos e Gratidão

bottom of page