COMO TRATAR HERESIAS NO EVANGELISMO PESSOAL (2Timóteo capítulo 2)
- Pastor David Gomes
- 7 de jul.
- 3 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca (RJ), hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí (RJ), em 01.08.1954
Ao sairmos a campo para trazermos almas Jesus, encontraremos muitos daqueles que já terão provado do veneno de homens inescrupulosos, que andam "o céu e a terra para fazerem um adepto" (Mateus 23.15), sem que revelem, contudo, todo o conselho de Deus aos homens. Paulo advertiu aos Filpenses do fato de que "muitos pregavam por inveja e porfia e por contenção.". Em Colossenses, o apóstolo fala dos que "procuravam fazer dos crentes presa sua por meio de vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens" (Colossenses 2.8).
Nosso código de doutrina é o Novo Testamento. Dele não podemos nos apartar. Se o Novo Testamento diz que "convém que o pastor seja casado, marido de uma mulher", então que o pastor seja casado, marido de uma mulher", então qualquer sistema que negue este princípio estará em desacordo com o Novo Testamento e é herético.
I - ADVERTÊNCIAS DIVINAS PARA COM DOUTRINAS ALHEIAS
1. "Se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado; sabei que tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos transfigurando-se em apóstolo de Cristo" (2Coríntios 11.4,13). Em Gálatas 1.8-9, ele acrescenta que, se alguém ensinar outro Evangelho seja anátema ou maldito" (evangelho segundo o espiritismo).
2. "Não vos mistureis com eles". "Se alguém não obedecer à nossa palavra; notai o tal e não vos mistureis com ele" (2Tessalonicenses 3.14). Em 1Coríntios 5.1, ele diz: "Não vos associeis com aqueles que, dizendo-se irmão...”com ele nem ainda comais.”
3. Em 1Timóteo 6.3-5: "Se alguém tem outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de Jesus Cristo é soberbo e nada sabe".
4. 2Timóteo 2.16 e 23: "Evita os falatórios...rejeita as questões loucas"...
5. 2Pedro 3.17: "Guardai-vos de que pelo engano de homens abomináveis sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza".
6. 2João 9-10: "Se alguém ver ter convosco e não traz esta doutrina não o recebais em casa nem tampouco o saudeis".
7. Judas 3 e 4: "Exortar-vos a batalhar pela fé uma vez entregue aos santos".
II - PRINCIPIOS GERAIS AO SE TRATAR COM HERESIAS
1. Aos heréticos deliberados e intransigentes não há outro remédio senão o desprezo total. Mas nesse desprezo não deve haver violência nem briga. "Ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso (2Timóteo 2.24-25).
2. Não permita que a incredulidade do evangelizando profane e desrespeite à Palavra divina (Mateus 7.6).
3. Positivamente. Procure conhecer os princípios e fundamentos de sua fé. Não há perturbação possível àquele que confia no Senhor e que conhece a Sua Palavra.
III - DOUTRINAS HERÉTICAS MAIS FREQUENTES
1. Ao falarmos em heresias será bom observarmos algumas doutrinas que ocorrem e várias formas de heresias, mas que têm sempre uma mesma base errada.
1. "Para onde vai a alma depois da morte"? Os sabatistas dizem que fica no pó. Assim os Testemunhas de Jeová; os católicos dizem que a alma vai para o purgatório e os espíritas dizem que vai se reencarnar outra vez.
Nossa obrigação será conhecer, pela Bíblia, para onde vão os espíritos dos homens após a morte.
1) O Espírito é inteligente e vivo mesmo sem corpo físico (João 4.24; Lucas 24.39)
2) Mateus 10.28: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma". 2Pedro 2.4, mostra como Deus lançou em castigo os anjos que pecaram. O espírito, portanto, não morre, mas somente o corpo.
3) Quando a pessoa morre seu espírito deixa imediatamente o corpo (1Reis 17.21-23; Atos 20.10).
4) A Bíblia diz claramente que a a alma vai imediatamente a Deus (Eclesiastes 12.7; Atos 7.55-60; Apocalipse 6.9-11; Filipenses 1.20-21; 2Coríntios 5.1-10; Lucas 16.19; 23.42,43).
IV - CONSEQUÊNCIAS DESTA DOUTRINA
1. Se ela é bíblica, não bíblico o ensino sabatista de que a alma dorme na terra como a de qualquer animal.
2. Não é verdadeiro o ensino espírita de que a alma vai se reencarnar em outra.
3. Não é verdadeira a doutrina das Testemunhas de Jeová sobre o mesmo assunto.
4. Não é verdadeira a afirmação capciosa dos espíritas que colocam os espíritos dos homens ao alcance de seus médiuns, tanto quanto os católicos colocam Cristo ao alcance do padeiro.
コメント