COMO ACHAR NA BÍBLIA UM REPOSITÓRIO DE MARAVILHAS (Salmo 119.18)
- Pastor David Gomes
- 28 de jul.
- 3 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Tijuca (RJ) atual Primeira Igreja Batista no Andaraí (RJ) em 1948
A Bíblia é um repositório de maravilhas. Ainda recentemente li um testemunho de Charles Haddon Spurgeon (1834-1892), quando disse mais ou menos o seguinte: "A Bíblia é de fato um livro impar e indispensável. Depois de pregar por mais de 50 anos e de haver publicado 2.241 sermões, em 37 volumes, bem como um número volumoso de outros livros, ainda sinto que não toquei numa pequena porcentagem das riquezas insondáveis deste livro maravilhoso.”
E este tem sido o testemunho de todos aqueles que se tem alimentado do grande livro de Deus para auferir suas riquezas. Todavia, nem todos acham na Bíblia um repositório. Jornal O Globo de 15.05.1947 dá o testemunho de um homem que diz ser a Bíblia um livro perigoso, por ser imoral.
Uma jovem rica e instruída disse-me, certa vez, não achar graça no livro de Jó, enquanto a mais nova, membro da nossa igreja, em idade e em tempo de conversão, afirmou como resposta à pergunta do curso bíblico, que acha em Jó o maior dos personagens do Velho Testamento.
A nós compete perceber a realidade ou não da afirmação de que a Bíblia é repositório de maravilhas. Como achar nela, na Bíblia, o celeiro de ideias, o conforto nas horas de aflição, a direção na resolução dos nosso problemas?
I - PARA QUE NOSSA BÍBLIA SEJA UM REPOSITÓRIO DE MARAVILHAS PRECISAMOS OLHOS DESVENDADOS
1. Desvendar os olhos é tirar a venda dos olhos, descobri-los. Somos naturalmente cegos espiritualmente. Ao nos converter, a luz é revelada a nós. "Agora somos luz no Senhor", disse o apóstolo Paulo em Efésios capítulo 5.8.
Em Marcos capítulo 8.24, temos a declaração do cego que Jesus levara pela mão, ao dizer: Vejo os homens que se movem como árvores". Visão parcial. Por vezes convertemo-nos mas não com uma visão perfeita..
2. O salmista não pede um novo olhos; mas uma nova visão. Não é um cego a pedir outros olhos, mas um vidente que deseja ver.
1) Muitos não vêem as maravilhas da Bíblia porque são cegos espirituais. Outros porque não desenvolveram ainda o sentido de apreciação pelas suas maravilhas.
2) Muitos não vêem suas maravilhas porque não se familiarizam com ela. Não pensam em milhões de brasileiros que nunca a viram ou possuíram.
II - PARA ACHAR NA BÍBLIA UM LIVRO DE MARAVILHAS, PRECISAMOS NOS APROXIMAR DELA COM ESPIRITO HUMILDE E DEPENDÊNCIA
1. Muitos formulam a doutrina que desejam e então vão para a Bíblia buscando justificação. Ilustração. A Bíblia do modernista. Pregador negara durante o ano a veracidade do livro de Jó. Contou das lendas do Gênesis, etc. No Natal, uma crente de sua igreja trouxe-lhe um exemplar que lhe disse: "Pastor, trago-lhe a sua Bíblia de presente". Ao ver a capa disse: Por que? Isto não é uma Bíblia! Sim, é uma Bíblia. Cada vez que o senhor negou um fato da Bíblia rasguei um folha e eis o que resta. Mas tais críticas passam e a Bíblia continua.
2. Este Salmo (119) foi escrito possivelmente por Davi. É uma série de meditações sobre o livro. Dividido em 22 partes, cada uma iniciada por letra do alfabeto Hebraico. Todas as seções de cada seção começam com a letra que intitulam a seção. O propósito do Salmo é apresentar a excelência da lei de Deus e a sua utilidade, através de dez nomes: Lei de Deus, Caminho, Testemunho, Mandamentos, Preceitos, Palavra, Juízos, Justiça, Estatutos, Verdade ou Fidelidade. Somente o verso 122 não menciona um destes nomes e os versos 84 e 121 e 132 os mencionam em outro sentido. O verso 132 menciona o Seu Nome. Pois bem, apesar de tamanha riqueza de pensamento e de conhecimento, David ainda pedia a Deus que lhe iluminasse o entendimento.
III - PARA ACHAR NA BÍBLIA UM LIVRO MARAVILHOSO PRECISAMOS LER, ESTUDAR E EXPERIMENTÁ-LA
1. Jesus leu a Bíblia e leu-a com sofreguidão. Todos os grandes crentes foram grandes leitores da Bíblia. "Escondeste-te aos sábios e revelastes aos pequeninos" (Mateus 11.25).
2. Não somente ler, mas meditar no que lemos. Melhor ler um verso por dia e saber o que leu do que dez que não fizeram impressão.
3. Ler e aplicar o que ela diz à nossa experiência.Tomar seus conselhos como para nós, suas admoestações como para nós. Oração implica diligência; aplicação; o mais que aproximarmos.
Conclusão: Desafiar a igreja a ler a Bíblia toda. Ler três capítulos por dia e cinco aos domingos.
Comentários