top of page

AZEITE E LUZES PARA O ENCONTRO COM O REI (Mateus 25.1-12)

A mensagem desta hora foi ditada pelo Espírito Santo e espero a maior divulgação. O texto inclui no capítulo das ultimas coisas 25 de Mateus. Está entre o grande sermão de Jesus sobre a segunda vinda e o julgamento de fidelidade dos chamados crentes em Jesus e o Juízo Final.

No capítulo 23, Jesus lança sobre os fariseus a ficha de registro completo de suas ações hipócritas. No capítulo 24, Jesus pinta o retrato que está diante de nós; convulsões e lutas. Neste capítulo 25, o Senhor contempla os "falsos mordomos", na chamada Parábola dos Dez Talentos". Antes de tal juízo, Jesus se detém na consideração da Parábola das Dez Virgens.


I - DEZ VIRGENS - DOIS GRUPOS DE PARES

1. Dez virgens, dez jovens.

2. Dez moças segurando lâmpadas nas mãos.

3. Dez moças que conheciam um noivo ou uma noiva.

4. Dez virgens e jovens enviadas para o casamento.

5. Dez virgens sonolentas e dez virgens dormindo.

Os casamentos orientais aconteciam sempre à noite e na residência do pai da noiva. O noivo era escoltado por jovens de sua amizade, normalmente com lâmpadas acesas. Deus do enlace feito pelo rabino, seguia-se animada festa – (Juízes 14.10).

Na parábola, o noivo morava distante e as jovens foram ao seu encontro na porta da cidade. Viagens eras trabalhosas e houve atraso na chegada, caindo sonolentas as jovens. Ao acordarem, descobriram que o queimar do óleo por tantas horas tornou necessário o reabastecimento. A emergência revelou o preparo de cada uma das dez. Descobriu-se cinco previdentes e cinco despreparadas. A hora tardia, os negociantes dormindo e o grande impasse criado. A grande diferença residia no óleo presente ou não.


II - OS TERMOS E A MENSAGEM

1. O Cristianismo declara que as lâmpadas são a graça da virgindade. O óleo significa filantropia. Os vendedores eram pobres, procurando viver como camelôs de óleo. Tudo isto é especulação. Muitos, declara João Calvino – (1509 – 1564), se atormentam com estas coisas, quando o principal é sabermos se há ou não azeite na lâmpada!


III - ÓLEO, A GRANDE DIFERENÇA

O óleo simboliza o Espírito Santo. O óleo era medicamento naquela cultura. A mensagem transcende o mero simbolismo.

1. Azeite, irmão, não simples aparência.

2. Azeite, irmão, não mera reputação.

Reputação é aquilo que se pretende ser; caráter é aquilo que se é: tantos honestos na sua reputação, brilhantes nas mensagens, conceituados, cheios de cargos na igreja... aparência, aparência, aparência. A igreja não sabe o que está por detrás. O pastor nada descobre. Os oficiais da igreja nada sabem.


JESUS, PORÉM, SABE, IRMÃO:

Azeite, irmão. Não posição de destaque na igreja - pastor, diácono, secretário, tesoureiro, diretor de música, seminarista, presidente disto ou daquilo.

Azeite, irmão, esta é a única diferença válida. Azeite, irmão, no caráter, na justiça social. Há injustiças de muitos em muitos sentidos. E injustiça não sentida: maridos que exigem casa limpa, comida boa, roupa passada, mas se esquecem da mesada da esposa.

Azeite, irmão, no trato dos filhos. Isaque cometeu o erro de ter predileto entre os dois filhos.

Azeite, irmão, no que tange à mordomia do corpo. Fora o desperdício de energia, os excessos em relação ao seu trato com a igreja. Tantas rodas de conversinhas que não edificam. Mexericos, críticas a tudo e a todos.

Em relação ao pastor: Qual sua contribuição ao bem da igreja em 1mês, 1 ano, 10 anos, 25 anos? Qual o valor do pastor? Um obreiro nesta cidade, depois de longo e abençoado ministério passou a receber da igreja uma pensão vitalícia. Mas descobriu dentro de algum tempo o comentário corrente: "Ganhando sem trabalhar”. É  caso do filho que desconhece o valor dos pais. É o caso da esposa ou marido que ignoram o que recebem mutuamente. É  caso do aluno da Escola Bíblica Dominical que desconhece o valor do seu professor.


COMO ESTA TEU AZEITE, IRMÃO? Como está tua fidelidade em contribuir?. Você é completamente honesto nos seus dízimos?


IV - FALTA DE AZEITE - CONDENAÇÃO E DOR

As moças não se aperceberam da falta. Estavam vestidas e aparentemente  prontas. Jesus encerra o ensino com uma chamada à vigilância. Vigilância porque Ele logo vem. Durante a espera, iguais. A vinda dividiu-as. Não se entra na festa sem conversão. Domínio sentido pelo Espírito, prontidão de obedecer.

1Tessalonicenses 4.17 - para sempre com o Senhor. Imediatamente. Levados à intimidade com Jesus. Alegres na festa, pessoal, cada uma a seu turno. Porta fechada para incrédulos.

Commenti


Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:
bottom of page