ATENAS, A CIDADE DOS ALTARES (Atos 17.15-34)

Cinco anos a.C, Atenas já era famosa por sua Cultura, Arte, Filosofia, Leis. Conquistada por Roma, tornou-se o principal centro urbano ligado a Roma por tratados especiais. Famosa por teatros e monumentos, berço da Academia, a monumental cidade foi grande atrativo ao espírito missionário de Paulo. Antecipou a chegada dos companheiros Silas e Timóteo.

De repente encontrou-se em plena Atenas, cercado por epicureus e estóicos, defendendo em cada grupo o prazer total ou a vida como sofrimento contínuo. Ali, na ÁGORA DE ATENAS. lugar onde o grosso do povo se encontrava, Paulo visitou o espaço e se surpreendeu pelos milhares de altares espalhado pela grande planície.

O AREÓPAGO marcava o centro do trânsito das pessoas. Monumento a MARS, deus da guerra, que combatia o deus da morte... Paulo se sensibilizou e o Espírito Santo se encarregou da mensagem. Por que tal situação? Por que um deus desconhecido?

Duas legendas para explicarem o fenômeno do deus desconhecido. Teria sido erguido depois que fracassaram todos os demais deuses no término de determinada praga; teria se originado a partir de cerimônia anual, quando um touro era ferido e corria no corredor de muitos altares. Onde caísse morto seria o deus do ano. Mas certa feita o touro teria caído onde não existia altar... ali plantaram a homenagem ao deus que não conheciam.

I - DEUS MARAVILHOSO CRIADOR

A mensagem se seguiu a um testemunho diário nas praças. Fez o mundo e o que nele há (v.24).

Deus Todo-Poderoso, dispensa cuidados humanos.

Deus que sendo Todo-Poderoso estabeleceu o curso dos tempos e eventos.

Deus que está perto do coração do homem.

Deus que será encontrado pelos que o buscarem.

Deus que enviou Jesus.

Deus que há de julgar o mundo por meio de Jesus, o Varão que Ele enviou ao encontro dos homens.

II - ALTARES DOS NOSSOS DIAS

Da glorificação do próprio homem.

Do materialismo como razão e objetivo de vida.

Altar dos Astros.

Altar da Astrologia.

Altar do Hedonismo, busca pelo prazer.

III - A MENSAGEM DE ONTEM E DE HOJE

Jesus veio e iniciou seu ministério com a pregação simples "arrependei-vos e crede no evangelho (Marcos 1.15). Arrepender é mudar o rumo... Crer é apropriar a dádiva divina. Paulo pregou aos atenienses afirmando: Com justiça Deus julgará todos os homens, por Jesus Cristo. Deus, agora, ordena a todos os homens que se arrependam. Normalmente, na coluna social dos jornais, nenhum dos entrevistados sente necessidade de se arrepender de alguma coisa.

IV - RESULTADOS EM ATENAS

Muitos zombaram.

Alguns creram.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão