Os gregos antigos usavam uma palavra de sentido um tanto mágico. "Epiphaneia", que representava a brilhante aparição de um deus pagão a seu adorador. Todos comentavam essas pretensas e imaginárias aparições, até certo ponto repetidas ainda em nossos dias.
O termo "Epifania" veio para a Igreja Cristã, agora despido de sua significação pagã. "Epifania" é a aparição do Senhor. Consagra-se a "Epifania" do Senhor ao encontro dos magos com o Senhor. Foi uma aparição aos gentios, após a maravilha da encarnação. Logo após a ressurreição, o Senhor apareceu a seus queridos. E o fez numa sequência maravilhosa, que merece ser meditada por nós.
I - AS DEZ PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DO SENHOR
1. A primeira das aparições de Cristo foi a Maria Madalena. Madalena é um troféu – (Marcos 16.9). Impossível de se entender a transformação de Madalena. Afligida dos demônios, aquela mulher deveria ter no seu rosto a dor superlativa. No seu coração, as mais tristes decepções. Madalena, no entanto, amou a Jesus. E seu amor a fez madrugar para o grande e maravilhoso encontro com o Senhor.
2. A segunda aparição do Senhor foi a um grupo de mulheres piedosas. Não lhes sabemos os nomes. Lucas nos informa, apenas, que as mulheres que tinham vindo da Galileia prepararam iguarias e unguentos e no primeiro dia da semana foram ao sepulcro. Lucas, no entanto, acrescenta uma minúcia de muita importância para nós. "Aquelas mulheres repousaram no sábado, em obediência ao mandamento de Deus". Aquela diligência estava firmada em uma consciência com a lei de Deus. A obediência precedia o seu ato de amor.
3. A terceira aparição foi a Pedro sozinho. Foi uma entrevista especial para aquele homem que podia "chorar amargamente". Alguém sintetizou a biografia de Pedro, exatamente com essas palavras: Ele chorou amargamente. Vitorioso é o homem que pode reconhecer seus erros, que pode chorar.
4. A quarta aparição foi concedida a dois caminhantes que andavam tristes na estrada de Emaús, considerando os acontecimentos de Jerusalém. Eram dois crentes desanimados, entristecidos, sem alegria. Sua fé os estava traindo.
5. A quinta aparição se deu no final do primeiro dia da ressurreição. Jesus veio agora ao encontro de alguns discípulos que se encontravam reunidos a portas fechadas com receio dos judeus. Faltavam dois discípulos: Judas, que se havia enforcado, e Tomé, que estaria tratando de algum negócio que julgava importante. Pelo menos cinco bênçãos os discípulos usufruíram daquele encontro: a) Perderam o medo. b) Tiveram confirmada sua fé. c) Reacenderam a sua esperança. d) Tiveram corrigidos os seus erros. e) Receberam o Espírito Santo e novas possibilidades de servir a Cristo.
6. A sexta aparição do Senhor deu-se já no domingo seguinte, oito dias depois, quando os discípulos estavam alegres por terem o Senhor, menos Tomé, a quem os negócios o haviam impedido do primeiro encontro. Tomé passou uma semana de dúvidas.
7. A sétima aparição de Cristo deu-se junto ao mar de Tiberíades. Os discípulos estavam dispostos a voltarem às ocupações antigas, quando tiveram seu novo encontro com o Senhor, na maravilhosa pescaria descrita em João capítulo 21.
8. Subamos agora ao Monte da Transfiguração para o encontro do Senhor com seus discípulos. Ele lhes desejava dar noção do mundo inteiro sem Cristo e sem esperança. (Lc 9:28-36).
9. Novamente o Senhor tem um encontro especial de entrevista. Trata-se de um seu irmão. Tiago não era crente a principio, mas recebeu o Evangelho do Senhor e tornou-se pastor da Igreja de Jerusalém. Foi o moderador do Primeiro Concílio de Jerusalém. Foi o autor da carta que traz seu próprio nome.
10. O décimo encontro marca Jesus diante de um grupo de mais de quinhentos irmãos. Foi sua maior reunião. Foi a despedida.
II - A DÉCIMA PRIMEIRA APARIÇÃO DO SENHOR
Temos agora o abortivo: Paulo, "Nascido fora do tempo" diz a outra versão. E a aparição do Senhor ao seu maior perseguidor. Graças a Deus que Paulo não ficou sozinho nessa décima primeira aparição do Senhor.
III - A MAIS NECESSÁRIAS DAS EPIFANIAS
Há muitas pessoas que negam a ressurreição de Jesus. Existem muitos que o consideram um homem superior, mas ainda homem.
Tal acontece, porque não viram ainda o Senhor. Em Atos 10.40-41, encontramos a explicação desejada. Jesus não aparece ao que não crê. O homem que rejeita o Evangelho não pode ter testemunho do poder e da presença de Deus.
Paulo teve seu abortivo. E você meu amigo? Já tiveste essa décima segunda aparição de Cristo ressuscitado?
Comments