AS ÁGUAS DE SILOÉ (Isaias 8 e João 9)
- Pastor David Gomes
- 1 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Ao pé do Monte Sião, perto de Moriá, centro do mundo, surgiu um pequeno curso de água foi levado ao reservatório de Siloé. Em Neemias 3.15, temos identificado o poço como sendo na porta da fonte.
O Vale de Sidron, onde estava a fonte da Virgem, se tornou em centro de suprimento de água para a cidade cujo maior problema foi sempre o da falta de água. Ezequias se celebrizou pelo uso de Siloé. 2Reis 20.20 nos orienta quanto ao trabalho do aqueduto que construiu. 2Crônicas 32.30 nos informa que o rei sábio conseguiu cobrir a nascente que saia de Sidron, Esta seria a forma de impedir que os inimigos envenenassem as águas.
Siloé no capítulo 8.6 de Isaias, Siloé no capítulo 9.7 de João. A Torre de Siloé mencionada por Jesus no capítulo 13 de Lucas.
I – DESPREZO DE SILOÉ E AS ADVERTÊNCIAS DIVINAS
O capítulo 8 de Isaias verso 7, fala do tempo quando os inimigos ameaçavam Judá e o povo indiferente não defendia pelo uso dos recursos de Deus.
1. Simplicidade das águas que saiam da rocha. “Sou manso e humilde de coração”, declarou Jesus (Mateus 11.29). Israel, menor dos povos (Deuteronômio 7.7). Belém, a mais desprezível das cidades de Judá (Miquéias 5.2). Davi, o menor dos filhos de Jessé e aparentemente o de menor expressão (1Samuel 16.11).
Deus se revela nas coisas simples.
2. O povo desprezava a simplicidade daquelas águas e Deus prometia as correntes fortes dos rios Tigre e Eufrates com a potência da Assiria para destruir os desobedientes.
II – MENSAGENS DAS ÁGUAS DE SILOÉ
1. Águas sagradas. Partiam de Sião a rocha eterna. Era águas de Moriá o monte da fé. Águas mais importantes do que dos rios Abana e Farfar de Damasco, hoje desaparecidos,
2. Representavam a suavidade de Jeová de Jeová.
3. Retratam a constância do Senhor... Ainda hoje lá estão; agora descoberto o túnel construído por Ezequias (A TV japonesa estava filmando!) Entrei e tomei água gelada.
4. Retratam a suficiência do Senhor. Jerusalém continua sendo abençoada por aquelas águas... O Senhor não muda, ainda que aquela parte do mundo seja marcada por mudanças.
III – ENSINOS SIMBOLICOS DE SILOÉ
1. Lembrança dos ritos e ensinos do templo de onde se origina (Ezequiel 47.1).
2. Lembra a palavra dos profetas (2 Crônicas 36.15).
3. Lança luz sobre o EMANUEL... Maior presente de Deus ao mundo.
IV – SILOÉ O POÇO DA OBEDIÊNCIA
O cego em João capítulo 9 retrata o caminho da obediência. Duas vezes apenas Jesus usou de meio material... Aqui em Marcos 7.33.
Hoje é tempo de desafio à obediência. Fé e obras; crença e obediência.
Commentaires