Ao pé do Monte Sião, perto de Moriá, centro do mundo, surgiu um pequeno curso de água foi levado ao reservatório de Siloé. Em Neemias 3.15, temos identificado o poço como sendo na porta da fonte.
O Vale de Sidron, onde estava a fonte da Virgem, se tornou em centro de suprimento de água para a cidade cujo maior problema foi sempre o da falta de água. Ezequias se celebrizou pelo uso de Siloé. 2Reis 20.20 nos orienta quanto ao trabalho do aqueduto que construiu. 2Crônicas 32.30 nos informa que o rei sábio conseguiu cobrir a nascente que saia de Sidron, Esta seria a forma de impedir que os inimigos envenenassem as águas.
Siloé no capítulo 8.6 de Isaias, Siloé no capítulo 9.7 de João. A Torre de Siloé mencionada por Jesus no capítulo 13 de Lucas.
I – DESPREZO DE SILOÉ E AS ADVERTÊNCIAS DIVINAS
O capítulo 8 de Isaias verso 7, fala do tempo quando os inimigos ameaçavam Judá e o povo indiferente não defendia pelo uso dos recursos de Deus.
1. Simplicidade das águas que saiam da rocha. “Sou manso e humilde de coração”, declarou Jesus (Mateus 11.29). Israel, menor dos povos (Deuteronômio 7.7). Belém, a mais desprezível das cidades de Judá (Miquéias 5.2). Davi, o menor dos filhos de Jessé e aparentemente o de menor expressão (1Samuel 16.11).
Deus se revela nas coisas simples.
2. O povo desprezava a simplicidade daquelas águas e Deus prometia as correntes fortes dos rios Tigre e Eufrates com a potência da Assiria para destruir os desobedientes.
II – MENSAGENS DAS ÁGUAS DE SILOÉ
1. Águas sagradas. Partiam de Sião a rocha eterna. Era águas de Moriá o monte da fé. Águas mais importantes do que dos rios Abana e Farfar de Damasco, hoje desaparecidos,
2. Representavam a suavidade de Jeová de Jeová.
3. Retratam a constância do Senhor... Ainda hoje lá estão; agora descoberto o túnel construído por Ezequias (A TV japonesa estava filmando!) Entrei e tomei água gelada.
4. Retratam a suficiência do Senhor. Jerusalém continua sendo abençoada por aquelas águas... O Senhor não muda, ainda que aquela parte do mundo seja marcada por mudanças.
III – ENSINOS SIMBOLICOS DE SILOÉ
1. Lembrança dos ritos e ensinos do templo de onde se origina (Ezequiel 47.1).
2. Lembra a palavra dos profetas (2 Crônicas 36.15).
3. Lança luz sobre o EMANUEL... Maior presente de Deus ao mundo.
IV – SILOÉ O POÇO DA OBEDIÊNCIA
O cego em João capítulo 9 retrata o caminho da obediência. Duas vezes apenas Jesus usou de meio material... Aqui em Marcos 7.33.
Hoje é tempo de desafio à obediência. Fé e obras; crença e obediência.
コメント