A VIDA DE LÓ (Gênesis 19)

Proferido em 22.04.1953

Ló tem sido identificado com o tipo bíblico de crente mundano, uma das características mais dolorosas que qualquer crente poderá ter. Um crente mundano é pior que um incrédulo perverso que nunca provou o amor de Deus, por que é muitíssimo difícil a que está reservada àquele que provou o amor de Deus, mas não mostra gratidão por Ele em sua vida. Olhemos a figura de Ló através do retrato que a Bíblia nos apresenta.

I - RETRATO BÍBLICO DE LÓ

1. Seu nome significava véu, sombra.

2. Era sobrinho de Abrão, o amigo de Deus. Filho de Harã, irmão de Abraão. Vivia, portanto, em uma boa companhia.

3. Juntamente com Abrão, Ló experimentou a fome do Egito (Gênesis 12.10 e 13.1).

4. Juntamente com Abrão ele participou dos cultos de louvor a Deus e, possivelmente, por meio de Abrão, converteu-se (Gênesis 13.4-5).

5. A escolha de Ló (Gênesis 13.7-10). Ló vira o presente e Abraão escolhera o resto, confiando em Deus. Não se preocupou com a aparência do presente, mas satisfez-se com aquilo que Deus lhe concedera. Gênesis 13.14 mostra o resultado da escolha de Abrão. Gênesis 14.12 mostra o resultado da escolha de Ló que se tornou prisioneiro por ocasião da luta dos quatro reis contra cinco. Conforme Gênesis 13.14 e Gênesis 14.12-13, Ló foi socorrido pelo seu amigo Abrão. Por outro lado, Deus confirmou a Abrão as suas promessas em virtude de sua escolha.

6. A religião de Ló. 2Pedro 2.7 nos apresenta Ló como sendo justo e Gênesis 19.9 nos mostra a espécie de vida que Ló viveu.

7. A maior loucura da vida de Ló: nascimento de netos de si mesmo, dando origem a dois povos mais terríveis: Edomitas e os Moabitas(Gênesis 19.37-38).

LIÇÕES QUE NOS VEM DA VIDA DE LÓ

1. Ló pode sofrer com Abrão sem separar-se, mas não pode viver com ele no esplendor. A riqueza que aparentemente era o seu bem, foi na realidade o seu mal.

2. Ló tornou-se um rico cobiçoso enquanto Abrão manteve-se um rico fiel a Deus. Abrão era tio era o mais velho, era aquele que deveria ter tido a primeira escolha, entretanto ele teve a segunda escolha. Ló aceitou o privilégio porque cobiçava o que lhe aparentava de maior lucro.

3. A escolha que parecera a Ló, sua vitória fora na verdade a sua derrota. Qualquer crente que escolha pelo ganho maior, perderá.

4. Ló foi justo no meio da injustiça. Mas por que ficou ali? Não lhe seria possível sair? Por que? Os interesses materiais cegara-lhe o desejo de paz espiritual.

5. Ló perdeu a esposa que se tornou um monumento de desobediência.

6. O vinho foi a arma que suas filhas usaram para incendiar o seu pecado. A embriaguês é o caminho para toda espécie de paixões, vícios e quedas.

7. Deus visitou seu servo em Sodoma. Apesar do pecado, das lutas, da imundície, Deus não abandonou aquele que era justo. Deus o visitara. Ele se alegrou em Deus.

Se desejar, deixe o seu comentário abaixo:

© 2018 Família David Gomes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil

Créditos e Gratidão